São Paulo, domingo, 26 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SABÁTICO

Aproveitar bem é poder refletir, criar e crescer

HERBERT STEINBERG
ESPECIAL PARA A FOLHA

Sabático é a interrupção no trabalho rotineiro para criar oportunidade de autocrescimento. É um período de estudo, de criação artística ou de qualquer outra coisa ditada pelo sonho individual.
Para que continue reverberando na vida da pessoa anos após a sua realização, o sabático deve, em primeiro lugar, atender a uma profunda aspiração íntima. Também é essencial ter um formato favorável à reflexão, tão necessária para quem terminou uma faculdade ou um MBA, saiu do emprego ou está preparando uma virada na vida. Outro ponto básico é que seja fonte de prazer.
Para atender a esses requisitos, é preciso criar as condições mais adequadas ao projeto dentro das circunstâncias reais. É ne- cessário elaborar um plano e escrevê-lo, com os propósitos, os meios, os tempos previstos e a descrição da atividade escolhida. Esse plano será um balizamento valioso nas etapas seguintes.
Quando o sabático é realmente rico, cria um impacto positivo na vida da pessoa e na vida da empresa, pois o profissional volta melhor do que foi. Sabe mais o que quer e é mais comprometido com aquilo que faz. Ele confirmou ou redirecionou os seus rumos em um patamar mais alto de qualidade de vida.


Herbert Steinberg, 46, é consultor em desenvolvimento humano e governança cooperativa da Mesa (Mirror Executive Support Associados), ex-vice-presidente de RH do Santander e do Citibank e autor de "Sabático, um Tempo para Crescer", da editora Gente



Texto Anterior: Assédio Moral: Um risco invisível no trabalho
Próximo Texto: O Perfil Procurado: Os atributos profissionais que fazem diferença
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.