São Paulo, domingo, 26 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MOTIVAÇÃO

Função errada já aciona a frustração

EDSON RODRIGUEZ
ESPECIAL PARA A FOLHA

Observamos que as pessoas são mais felizes quando fazem o que gostam, ou seja, quando o trabalho lhes permite atingir objetivos, alcançar sonhos, viver fatos e momentos agradáveis, colecionar sucessos em maior número que fracassos.
À medida que um gestor con- segue visualizar essas compatibilidades entre pessoas e atividades, esse líder pode interferir positi- vamente nos possíveis problemas de frustração e de desmotivação no ambiente de trabalho.
É claro que há outros fatores. Por exemplo, um indivíduo pode estar em uma função que ele adora, mas a empresa vai mal, e isso gera insegurança. Ou, ainda, há uma chefia tirânica, que não sabe gerenciar, motivar, mas, sim, dirige pelo medo e pela opressão.
Essas situações afetam o desempenho profissional e também a auto-estima, causando desmotivação, frustração e estresse.
Entretanto, a grande dificuldade está exatamente em ver essas compatibilizações de forma clara e objetiva. Inúmeras empresas já fazem testes de aptidão comportamental para identificar o indivíduo mais adequado à função.
Um estudo realizado pela Thomas International, em 97, envolvendo cerca de 400 vendedores de 25 empresas, demonstrou que cerca de 52% não tinham perfil/ aptidão natural para vendas.
O estudo também apontou que esse grupo era responsável por aproximadamente 15% (apenas) do resultado geral, ou seja, o restante do grupo, que tinha perfil adequado, era responsá- vel por 85% do resultado.
O caso ilustra bem o tema. Frustrações e desmotivações são normalmente relacionadas com o cotidiano. Dê ao indivíduo uma tarefa que não esteja de acordo com suas aptidões comportamentais, e esse indivíduo não será feliz.


Edson Rodriguez, 51, é vice-presidente da Thomas International e especialista em gestão de pessoas



Texto Anterior: Males do Trabalho: Depressão, Dort e estresse rondam o novo século
Próximo Texto: Seleção: A hora de ir além do currículo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.