São Paulo, domingo, 26 de setembro de 2004

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Interesse deve ser despertado cedo

DA REDAÇÃO

É já no final da faculdade que os universitários se tornam elegíveis para os programas de treinamento, que geralmente pedem alunos do último ano da graduação ou recém-formados.
Mas a reflexão sobre o mundo do trabalho (como e por onde embarcar nessa onda) deve começar bem antes, já na adolescência, alertam especialistas.
"Na verdade essa preocupação deve começar com os pais, observando os interesses e as preferências -vocação, habilidade, aptidão- das crianças por esportes, música, matemática, ambiente, comunicação etc. Por meio dessa observação eles devem proporcionar informações sobre o mercado de trabalho", pondera o gerente de relações externas do CIEE, Luiz Gustavo Coppola.
Segundo ele, uma boa idade para iniciar-se no mercado é "nos primeiros anos do ensino médio, a partir dos 16 anos, através de atividades que possibilitem observar a diversificação de carreiras e a dinâmica do mundo do trabalho".
Para Neli Barboza, gerente de recrutamento e seleção da Manager, "no início da adolescência a pessoa deve, sempre que possível, ingressar em cursos de idiomas e se interessar em conhecer mais sobre informática. Para aqueles que optam pelo curso técnico no ensino médio, é importante buscar a formação rapidamente".

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