São Paulo, domingo, 26 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

turbulência

Jovem deve analisar caminhos

DENISE BARRETO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Durante pelo menos três anos, o país passou por um momento positivo para jovens executivos de alto potencial. O crescimento de vários segmentos proporcionava uma alta demanda por profissionais com esse perfil. Hoje, o mercado apresenta outra realidade. A crise, que ameaça economias no mundo todo, começa a pressionar o crescimento de empresas, diminuindo a demanda pelo "high potential".
Diante dessas mudanças, é preciso que esse profissional retome as rédeas de sua qualificação para manter o desenvolvimento de sua carreira. Este é um momento para refletir sobre suas habilidades e competências e sobre como as aprimorar, já que, mesmo em um cenário caótico, oportunidades continuarão a surgir.

Reflexão
Entender a empresa em que se trabalha ajuda a ver se a crise afeta a organização em que se atua, e não todo o segmento.
Avaliar o setor ajuda a perceber se o problema afeta a todas as empresas. Nesse caso, mudar de firma não será a solução. No entanto, a crise pode impactar toda a economia do país e se tornar uma situação generalizada.
Aqui, a mudança precipitada pode ser arriscada. Assim, é fundamental que sejam consideradas todas as variáveis. Só depois dessas análises será possível definir o melhor caminho para enfrentar a turbulência.


DENISE BARRETO é sócia-diretora da GNext Talent Search


Texto Anterior: Dicas
Próximo Texto: Concursos: Expectativa frustrada causa evasão de servidor
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.