São Paulo, domingo, 27 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

É preciso planejar, afirma consultor

DA REPORTAGEM LOCAL

Vice-presidente mundial da DBM, Robert Critchley acaba de lançar no Brasil o livro "Reavaliando sua Carreira", um guia com dicas de carreira para profissionais maduros. Leia a seguir trechos da entrevista dada à Folha.
 

Folha - O senhor é enfático na defesa do planejamento de carreira, prática pouco comum no Brasil. Por que as pessoas devem perceber que isso é realmente necessário?
Robert Critchley - Porque elas simplesmente não têm escolha. Mesmo quem não gosta da idéia precisa fazê-lo para ter controle sobre o futuro. Quem não planeja perde o rumo quando é desligado da empresa, por exemplo. Planejar significa refletir sobre o que gosta de fazer e traçar metas para a auto-realização.

Folha - Baseado em que o senhor afirma que o mercado aproveitará mais os profissionais maduros?
Critchley - É um fenômeno mundial. Em dez anos, as pessoas chegarão aos 50, 60 anos em plena atividade, pois a expectativa de vida saltará para 85 anos. Os jovens, por sua vez, casarão mais tarde, gerando menos crianças. O mercado será menos disputado e haverá mais oportunidades.

Folha - Redirecionar a carreira para a prestação de serviços é uma das saídas apontadas no livro. Trocar vínculo empregatício por autonomia não é arriscado?
Critchley - É até mais seguro. Quem tem quatro clientes tem quatro fontes de renda, não é tudo ou nada. Além disso, atuar como consultor pode ser uma maneira gratificante de repassar a experiência profissional.

Folha - Que dicas podem ser dadas para quem realmente prefere optar pela aposentadoria?
Critchley - Se a pessoa optou por parar, é essencial que ela não pare para ficar sem nada a fazer. Quem faz isso acaba morrendo. É preciso continuar se desenvolvendo intelectualmente e ocupar o tempo com hobbies, esportes e outras atividades prazerosas.


Texto Anterior: 100% aos 50: Cinquentões devem reavaliar a carreira
Próximo Texto: Mercado de trabalho mantém preconceitos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.