São Paulo, domingo, 27 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Engorde o seu contracheque
SALÁRIO Remuneração variável é tendência; no ano que vem, não haverá reposição integral da inflação, revela pesquisa
Engorde o seu contracheque em 1999

LIA REGINA ABBUD
da Reportagem Local

Se o seu salário fixo continua o mesmo desde o momento de sua entrada na empresa, não se desespere: você não está sozinho.
Primeiro, porque os reajustes para repor a perda com a inflação não estão muito em voga, em tempos de estabilidade econômica.
Segundo, porque as empresas não estão dando aumentos no valor fixo pago a seus funcionários.
Mas abra o olho se você está de fora da lista de beneficiados pelos sistemas de remuneração variável, como bônus, participação nos lucros ou comissão sobre vendas.
Isso porque as empresas estão adotando com mais força esse critério em vez de conceder aumentos no valor fixo do salário.
Segundo pesquisa feita pela consultoria Arthur Andersen, com 120 empresas dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Sul do país, em 94, 9% das empresas adotavam o sistema de remuneração variável.
No final daquele ano, foi editada uma medida provisória regulando a participação dos trabalhadores nos lucros e nos resultados. As empresas ficaram livres de pagar os encargos trabalhistas relacionados ao valor, que poderia ser deduzido como gasto operacional na hora de pagar impostos.
Em 1995, 20% das empresas adotaram a opção. O índice subiu para 63% no decorrer deste ano.
²
Tendência Na análise de Luiz Alberto Panel-li, 56, sócio-diretor da PMC Amrop, no ano de 1998 os aumentos foram moderados e inferiores aos concedidos nos anos anteriores. "O que está fazendo a diferença são os ganhos variáveis."
Vicente Picarelli Filho, 49, sócio-diretor da área de consultoria em recursos humanos da Arthur Andersen, confirma essa tendência.
"A negociação de índices de reposição mais baixos no fixo, dando opções no variável, é inteligente porque força a revisão de metas."
Para 1999, a pesquisa mostra que apenas 33% das empresas consultadas pretendem conceder a reposição integral da inflação. Por isso as atenções se voltam para a remuneração variável.
É por meio delas que as empresas tentarão comprometer os funcionários com os resultados obtidos e alinhar a remuneração às estratégias da companhia.
Isso significa que o valor do seu salário depende ainda mais de sua atuação. É aquela idéia: "Faça sua empresa lucrar e lucre também".
² LEIA MAIS na pág. 2



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.