São Paulo, domingo, 29 de setembro de 2002

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Trainee "roda" na empresa

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Contratados para serem futuros gestores dentro das companhias, os trainees, em geral, terminam os programas com conhecimentos sobre todas as áreas.
"O investimento nos jovens é muito grande. Queremos que ocupem cargos estratégicos no futuro", afirma Flávio Pesiguelo, gerente de planejamento e desenvolvimento de RH da Natura.
No caso da empresa, o programa dura 13 meses. Eles começam no setor de vendas e até saem com as promotoras. Depois de dois meses, vão para outras áreas.
"Temos a visão macro do negócio. Quando estivermos no setor final, já saberemos a realidade das áreas", diz a trainee da empresa Francine Soares da Cunha, 25.
Outro que está experimentando os diferentes setores da empresa é o trainee do Citibank Geraldo Godoy Júnior, 24. "Fui para vendas, e a próxima área pode ser a de marketing ou a financeira."
Na maioria das companhias, os ex-universitários fazem cursos, são acompanhados pela diretoria e têm oportunidade de desenvolver trabalhos fora do país.
Foi o que aconteceu com o engenheiro Eduardo Marques, 23, trainee da Unilever. Já nos primeiros meses, ele viajou para o México, onde participou de um projeto para a área de vendas e distribuição da multinacional.
A ascensão nas empresas também é significativa. "Na American Express, vários gerentes foram trainees", conta Salvador Evangelista, vice-presidente de RH.


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