São Paulo, quinta-feira, 18 de maio de 2000
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BOQUIABERTO
Associated Press
O galo inspirou a criação do coquetel nos EUA


Rabo de galo
O primeiro coquetel da história foi servido em taças decoradas com penas de galos imolados. Tudo começou com a briga entre dois vizinhos na Virgínia (EUA), em 1779. De um lado, um irlandês chamado Flanagan, dono de taberna. Do outro, um inglês criador de galos, que vivia se queixando do barulho noturno do bar. Irritado por ser acordado de madrugada pelas aves, Flanagan ameaçava torcer-lhes o pescoço. Após um de seus jantares, decidiu levar a cabo a ameaça e serviu drinques nos copos com penas. A surpresa foi um sucesso: os clientes passaram a noite pedindo "cocktails" (caudas de galo em inglês).

À francesa
Os franceses começaram a meter a colher na nossa cozinha a partir da Independência. Segundo Gilberto Freyre, na obra "Casa Grande & Senzala", os brasileiros passaram a ter vergonha de se deliciar com melado misturado com farinha ou canjica quando os livros franceses de etiqueta desembarcaram no país. Das sobremesas tradicionais do Brasil colônia, só sobraram doces com queijo.

Qualidade do palmito
Quer contribuir para a preservação da mata atlântica? Então dê preferência ao palmito em conserva. O produto vendido in natura é obtido com a derrubada ilegal das árvores, o que só aumenta o risco de extinção da espécie, que já está ameaçada. Para ter certeza de que está adquirindo uma conserva de qualidade, verifique no rótulo se a composição inclui ácido nítrico, indispensável para a conservação do alimento.

O chá da Anna
Foi graças à esfomeada Anna, sétima duquesa de Bedford, que no início do século 19 surgiu o britânico hábito do chá das cinco. Nessa época, os ingleses faziam normalmente apenas duas refeições: café da manhã (com direito a cerveja!) e jantar. Para romper o jejum diurno, a duquesa passou a convidar os amigos para uma refeição leve às 17h, servindo chá preto, pães, geléias, bolinhos e sanduíches em porcelana chinesa.



Texto Anterior: Na mesa: Órgão sexual entre as orelhas
Próximo Texto: Reposição hormonal, quem fez e recomenda
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.