São Paulo, quinta-feira, 01 de fevereiro de 2007
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ingrediente

Nutrientes do pimentão variam com a cor

RACHEL BOTELHO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O riundo da América tropical, o pimentão é utilizado como legume e condimento em uma série de receitas, graças à variedade de tipos existentes, de picantes a doces. Pode ser empregado ao natural em saladas, recheado, frito com carne, em "ratatouille", em "chutney" e em pastas para canapés. Com o pimentão vermelho em pó, prepara-se a páprica, tempero muito usado nas culinárias húngara, tcheca e alemã.
Pertencente à família das solanáceas, trata-se de um vegetal muito nutritivo. "A vitamina C é o principal nutriente encontrado no pimentão. Quando maduro, é uma fonte muito boa de vitamina A, contém vitaminas B1, B2 e B5, cálcio, fósforo, potássio e ferro, além de ser um alimento com poucas calorias", afirma Elaine Martins Bento, diretora da Apan (Associação Paulista de Nutrição).
Segundo a nutricionista, a cor da casca, que vai do vermelho, verde e amarelo (os mais comuns) ao roxo, branco, azulado, preto e laranja, é um bom indicador do tipo de nutriente presente em cada variedade. O vermelho contém maior quantidade de betacaroteno (vitamina A): 2.379 mcg/100g, contra 198 mcg no verde e 120 mcg no amarelo.
Em relação aos carboidratos, os amarelos e os vermelhos são mais ricos e adocicados ao paladar. No caso da vitamina C, o pimentão amarelo é campeão, sendo que 100 g do alimento contêm 330 mg da vitamina, mais que o dobro do verde. Este, por sua vez, é o menos calórico: em 100 g há 16 calorias, dez a menos que no vermelho.
Apesar de ser um alimento saudável, sua fama de indigesto afasta alguns consumidores. Para evitar essa sensação desagradável, Elaine Bento sugere cozinhar o legume, o que facilita sua digestão.
"Para remover a pele do pimentão, sua parte mais indigesta, basta colocá-lo em água fervente por um minuto ou até romper a pele. Com essa medida, os nutrientes serão preservados em sua totalidade e o alimento poderá ser saboreado de maneira prazerosa", afirma.


Texto Anterior: Outras idéias - Wilson Jacob Filho: Por que não?
Próximo Texto: Terrine de queijo de cabra
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.