São Paulo, quinta-feira, 01 de abril de 2004
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

alecrim

Saúde no doce da Páscoa

O que a insípida comida de hospital tem a ver com a Páscoa? Na receita de hoje, tudo! A explicação está no recheio: o "müesli" (ou "müsli", na grafia alemã) foi criado no final do século 19 pelo médico suíço Maximilian Oskar Bircher-Benner (1867-1939) e era produzido em seu próprio hospital, em Zurique. Para preparar um ovo bem especial, experimente usar a fórmula original do médico: 1 colher (sopa) de aveia deixada de molho em água por 12 horas, suco de 1/2 limão, 1 colher (sopa) de leite condensado, 200 g de maçã crua picada e 1 colher (sopa) de nozes. Abaixo, uma receita mais novinha.

Ovo "müesli"
Calorias: 3.315; carboidratos: 447,5 g; lipídeos: 145,8 g; proteínas: 53,2 g

Ingredientes (para um ovo de 250 g)
400 g chocolate meio amargo ou dietético, 250 g de "müesli" e 150 g de damasco seco picado. Materiais: forma para ovo de 250 g, papel-manteiga, papel-chumbo, celofane e fita para o laço.

Modo de fazer
Misture parte do "müesli" e dos damascos picados e reserve. Derreta o chocolate em banho-maria e coloque essa mistura de "müesli" e damascos. Espalhe o restante do "müesli" na forma do ovo e acrescente um pouco do chocolate, formando uma camada. Leve à geladeira. Depois de alguns minutos, retire da geladeira e faça outra camada. Leve novamente para a geladeira, deixe secar e desenforme. Passe a borda do resto dos damascos no chocolate e coloque sobre o papel-manteiga para secar. Recheie o ovo com os damascos, embrulhe-o em papel-chumbo, feche com o celofane e dê um laço com a fita de sua preferência. Receita de Gigi Autran, da Deli Delas Café Gourmet.


Texto Anterior: Programa ajuda cegos a usar computador de mão
Próximo Texto: Pergunte aqui
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.