São Paulo, quinta-feira, 01 de abril de 2004
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

pergunte aqui

Recuperação do olfato
"Devido a uma batida na cabeça, há dois anos, perdi o olfato. Isso tem cura? Fiz tratamento orientada por um neurologista, mas, até agora, não surtiu efeito. A ressonância magnética não detectou nada de anormal no cérebro. Estou desesperada, pois os cheiros eram meu referencial, são muito importantes para mim."

Maria da Penha Caparron, São João da Boa Vista, SP

"Os estímulos olfativos são captados numa região alta no interior do nariz e enviados ao cérebro e, quando há qualquer alteração no olfato, todo esse caminho deve ser pesquisado", afirma o otorrinolaringologista José Alexandre Médicis, do Hospital Santa Rita (SP). Por isso é aconselhável consultar um otorrino, que poderá avaliar possíveis alterações dentro do nariz que estejam associadas à falta de olfato. Sem uma avaliação clínica, é impossível afirmar se o olfato será recuperado ou não. "Alguns problemas de olfato melhoram, e outros não, e, muitas vezes, o médico não encontra explicações razoáveis para o sucesso ou o insucesso do tratamento", alerta Médicis.

Musculação para hipertenso
"Tenho 50 anos e sou hipertenso. Quero saber se posso fazer musculação. Se sim, qual a carga? Se não, que tipo de atividade é indicada para o meu caso?"

Ronaldo Cabrera, São Paulo, SP

Em relação à atividade física, há uma recomendação específica para cada grau de hipertensão -leve, moderada ou grave. "De uma forma geral, porém, não há restrição à prática de musculação desde que o objetivo seja a melhoria da resistência muscular, não a hipertrofia", explica Marcelo Baboghluian, especialista em medicina do esporte. Para aumentar a resistência muscular, os exercícios devem ser praticados com carga baixa (entre 40% e 60% da carga máxima individual) e em séries com muitos movimentos -por exemplo, uma série com 20 repetições. "Vale lembrar que é obrigatório praticar também atividades aeróbias."

Infecção ocular
"Tenho 27 anos e estou com uma infecção no olho direito. O oftalmologista receitou um colírio que tenho usado diariamente, mas meu olho continua irritado. Essa infecção parece uma "pele" que quer cobrir a parte escura maior do olho. Existe outro tipo de tratamento para o meu caso?"

Cida Fernandes, São Paulo, SP

Existem vários tipos de infecção que podem levar à formação de membranas no globo ocular e que são causadas por diferentes agentes, afirma o oftalmologista Renato Neves, da Alsomedic. O tratamento depende da causa e, em alguns casos, inclui a retirada da membrana por meios cirúrgicos. "Casos como esse exigem uma avaliação por um oftalmologista especialista em doenças externas oculares", orienta Neves.


Texto Anterior: Alecrim: Saúde no doce da Páscoa
Próximo Texto: Outras idéias: Entre a arrogância e a compaixão
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.