São Paulo, quinta-feira, 01 de abril de 2010
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERGUNTE AQUI

ALZHEIMER
"O Alzheimer pode acometer crianças?"
MARCOS FERNANDES DE CARVALHO (São Paulo)

É extremamente raro, de acordo com Rubens Gagliardi, vice-presidente da Academia Brasileira de Neurologia. "Como o Alzheimer é uma doença degenerativa, é mais comum ela aparecer com a idade e o passar do tempo. É uma doença típica de idosos", afirma o neurologista.

TABAGISMO
"Controlo o hipotireoidismo com Sintroid, que interfere nos batimentos cardíacos. Gostaria de parar de fumar, mas me disseram que o adesivo de nicotina acelera os batimentos. Sobre o Champix, ouvi que pode provocar depressão. O que devo fazer?"
MARISA COELHO (São Paulo)

Segundo a cardiologista Jacqueline Issa, casos como o da leitora são rotina no ambulatório de tratamento do tabagismo do InCor, do qual é diretora. "Ela não é um caso perdido, longe disso. A prevalência de doença da tireoide é três vezes maior entre fumantes", afirma.
O adesivo pode ser uma opção, desde que usado na dose adequada. "E não pode fumar enquanto usa, senão há um excesso de nicotina." Já o Champix é indicado para pessoas muito dependentes -e sua contraindicação é "muito restrita".
"Esses argumentos não se sustentam. Ela deve ir ao médico para definir o tratamento", diz.


PARTICIPE DO FOLHA EQUILÍBRIO
Perguntas, críticas e sugestões para o caderno devem ser enviadas para a al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, Campos Elíseos, São Paulo, SP, CEP 01202-900; fax 0/xx/11/3223-1644. E-mail: folhaequilibrio@uol.com.br



Texto Anterior: Outras Ideias - Michael Kepp: The book is on the table
Próximo Texto: Comida natural: À mesa com o monge
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.