São Paulo, quinta-feira, 01 de junho de 2006
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nadador tenta vaga em Pequim

DA REPORTAGEM LOCAL

O carioca Luiz Lima, 28, é o mais provável representante do Brasil na categoria maratona aquática, na Olimpíada de Pequim, em 2012. Especialista em provas longas de piscina, o nadador, há oito anos, mantém o recorde brasileiro dos 1.500 m. Já defendeu o Brasil nesta prova em duas Olimpíadas, Atlanta (quando ficou em 10º) e Sydney (em 17º).
Agora, está treinando cerca de 15km por dia para garantir uma vaga olímpica no gênero que o conquistou. "Estou apaixonado pela modalidade. Sei que não vou pegar o auge dela, pois trata-se de um esporte novo do ponto de vista competitivo, mas estou feliz por estar vivendo esse momento", contou à Folha.
Para Lima, que venceu as últimas quatro edições da travessia dos Fortes, no Rio, a natação de águas abertas é mais democrática que a praticada em piscinas. "Não é necessário ter uma piscina olímpica para treinar. E o Brasil, que tem essa costa imensa, tem tudo a ver com esse esporte."
Para ir à China, Lima terá de alcançar um lugar no ranking dos dez mais do mundo em 2007. Os Jogos Pan-Americanos do Rio representarão sua melhor oportunidade.
A prova olímpica terá uma distância de 10 km, que o nadador considera "ideal". "Mais do que isso sinto que é uma agressão ao corpo, não sei se ia curtir tanto." (SC)


Texto Anterior: Em águas profundas
Próximo Texto: Equação de calorias
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.