São Paulo, quinta-feira, 01 de outubro de 2009
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FAMÍLIA

Casamento enferrujado

Priorizar o desejo é uma das soluções para evitar o casamento sem sexo, diz socióloga que pesquisa o tema há 20 anos

DENISE MOTA
COLABORAÇÃO PARA FOLHA

Há 20 anos, Denise Donnelly, professora de sociologia da Universidade do Estado da Geórgia (EUA), se ocupa de um tema tão íntimo quanto, à primeira vista, inusitado e impossível de investigar: a dinâmica dos casamentos sem sexo.
O interesse pelo assunto surgiu quando assistia a um programa de TV de Oprah Winfrey, em que mulheres casadas declaravam que seriam felizes se não tivessem de manter relações sexuais.
A partir daí, foi descobrindo um universo muito mais multifacetado do que se imagina. "Em todas as faixas etárias, um casamento ou relacionamento pode se tornar uma relação sem sexo. É um estereótipo dizer que esse problema afeta apenas pessoas idosas ou de meia-idade", disse.
Abaixo, a entrevista que a pesquisadora de 49 anos, divorciada e avó de duas garotas, concedeu à Folha.

 

FOLHA - Por um lado, dificuldades relacionadas à vida contemporânea (estresse no trabalho, crise econômica, a tarefa de cuidar dos filhos etc.) tendem a diminuir a libido. Por outro, produtos como Viagra e a sociedade altamente erotizada em que vivemos parecem estimular a vida sexual no cotidiano. Como essas duas forças podem resultar em um casamento sem sexo?
DENISE DONNELLY -
As pesquisas -incluindo as minhas- vêm mostrando que as muitas responsabilidades que recaem sobre um casal à medida que tem e cria os filhos e tentam se tornar mais estáveis em seus papéis de adultos são um golpe na libido. Os estudos também apontam, porém, que, com um pouco de esforço, é possível superar esses obstáculos. Ao tornar o sexo uma prioridade, a vida sexual pode permanecer excitante e satisfatória, apesar de tudo isso. A questão da sociedade erotizada é um tema à parte.
Vivemos em um mundo onde o sexo permeia nossa cultura. Mas outras forças, como as normas sociais, as religiões e a família enfatizam os perigos advindos do sexo.
É fácil ficar confuso com tudo isso. Somos bombardeados pelas imagens midiáticas do sexo e advertidos de que manter relações sexuais é perigoso. Isso cria culpa e confusão, mesmo em pessoas casadas.

FOLHA - Quais as causas para um casamento sem sexo?
DONNELLY-
Às vezes, um episódio extraconjugal ou outro tipo de traição por um dos parceiros, uma doença, a gravidez. Em alguns casos, um dos cônjuges -ou ambos- não está interessado em sexo ou perdeu o interesse pelo outro. As cobranças da vida cotidiana, sobre as quais acabamos de comentar, também fazem com que o sexo desça para o final da lista de coisas a serem feitas.

FOLHA - Quanto tempo pode durar um casamento sem sexo?
DONNELLY -
Em minhas pesquisas, vejo que há casais que vêm mantendo uma relação assim por dez, 20, 30 anos!
Alguns deles realmente se amam e querem ficar juntos. Outros se mantêm casados por causa dos filhos, de suas crenças ou de compromissos financeiros.
Para a maioria, no entanto, não ter sexo é um sinal de outros problemas. Se eles não tratam abertamente do assunto, seus casamentos estão destinados ao fracasso.


Texto Anterior: Pergunte aqui
Próximo Texto: Inspire Respire Transpire: Quanto mais quente, melhor
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.