São Paulo, quinta-feira, 01 de novembro de 2007
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

fora de casa

"Fico muito tempo na rua e sou obrigado a comer o que tem. No meio da manhã, geralmente saio e tomo um café com empadinha. Na hora do almoço, costumo comer em restaurantes, onde a gente não sabe como os alimentos são feitos -geralmente acho que é uma comida mais gordurosa. Depois do almoço, vem o meu ponto fraco: doces. Gosto principalmente daqueles doces caseiros, mas também como paçoquinha e doce de leite industrializados. A minha vida inteira sofri o efeito sanfona e, agora, estou acima do peso. Quando me dedico, emagreço até atingir o peso ideal. Depois relaxo."
Carlos Augusto Jorge, 52, vendedor autônomo

A armadilha
Patrícia Morais, nutricionista do Ganep Nutrição Humana, concorda que, quando as refeições são feitas em casa, é mais simples escolher os alimentos e definir como eles serão preparados, evitando opções calóricas e gordurosas, como as frituras. Mas isso não significa que seja impossível ter uma boa alimentação fora de casa. "Uma boa opção para quem tem de comer fora são os restaurantes self-service, onde dá para montar um prato com qualidade, aproveitando a variedade das verduras e legumes." Cuidado para não ceder à também variada oferta de pratos quentes -misturar arroz com batata por exemplo, é um erro.

Os truques
Ao escolher os alimentos, opte por uma carne cozida, assada ou grelhada, uma fonte de cereais (tem arroz integral em alguns restaurantes) e uma leguminosa

Ao tomar café, peça sem creme e ignore biscoitinhos que vierem de cortesia

Se quiser pedir sobremesa, opte por frutas frescas, grelhadas ou batidas, como o creme de papaia

Se o apelo da torta de chocolate for muito grande, divida a porção com alguém

Não ceda às balinhas entregues com a conta só porque são de graça

Escovar os dentes logo após a refeição ajuda a não ficar beliscando o tempo todo ao longo do dia


Texto Anterior: Em jejum
Próximo Texto: Fome noturna
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.