São Paulo, quinta-feira, 02 de abril de 2009
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Exercício e filosofia

No Pa-Kua, práticas como artes marciais são utilizadas para transmitir conhecimento de origem chinesa

IARA BIDERMAN
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

É uma filosofia? É uma arte? É um exercício? Um pouco difícil de definir, o Pa-Kua é uma mistura de tudo isso. Segundo o mestre Carlos Westrupp, da escola Pa-Kua Jardins, em São Paulo, é um caminho de conhecimento, de origem chinesa, que ajuda a compreender as ações humanas, as mudanças externas e internas que as influenciam e a melhor maneira de lidar com elas.
É baseado em um conceito filosófico da China antiga que representa as "oito mutações" da natureza, que podem ser adaptadas a qualquer situação.
A teoria é um pouco obscura para os não iniciados, mas, para ensiná-la, os mestres e instrutores de Pa-Kua utilizam algumas técnicas já conhecidas.
O aprendizado se dá por meio de seis práticas físicas: arte marcial, ioga chinesa, tai chi chuan, armas de corte, acrobacia e ritmos. A reflexologia (massagem que estimula pontos nos pés, mãos ou orelhas) também é uma técnica usada para transmitir os conhecimentos do Pa-Kua. O aluno, com orientação do mestre ou do instrutor, escolhe a prática que melhor se adapta às suas necessidades em cada momento da vida.

Benefícios
A arte marcial, por exemplo, trabalha disciplina e autocontrole. No manuseio das armas de corte, que incluem espada, sabre e faca, desenvolve-se a agilidade, a percepção do ambiente e a autoconfiança. O tai chi aumenta a resistência muscular e a flexibilidade, assim como a ioga chinesa, que é uma forte aliada no controle do estresse.
A acrobacia modela o corpo e melhora o equilíbrio, enquanto a aula de ritmo -uma série de movimentos esquematizados, executados de forma ritmada- traz relaxamento ao mesmo tempo em que melhora o condicionamento cardiovascular. Nas aulas de reflexologia, os alunos aprendem a automassagear pontos que promovem saúde e previnem doenças.
Para Westrupp, a diferença do Pa-Kua é que o ensinamento de cada uma dessas práticas não se limita aos aspectos físicos. Elas servem como ferramentas para o aluno desenvolver sua capacidade de superação e autoconhecimento.


ONDE PRATICAR
Pa-Kua Jardins: r. Augusta, 1959, Jardins, São Paulo/SP, tel. 0/xx/ 11/3062-4189;
Pa-Kua Barra da Tijuca: r. Conde D'Eu, 126, Barra, Rio de Janeiro/ RJ, tel. 0/xx/21/ 2495-4351;
Pa-Kua Cidade Jardim: r. Dr. Arnaldo Godoy Souza, 2065, Uberlândia/MG, tel. 0/xx/34/3217-8312



Texto Anterior: Neurociência - Suzana Herculano-Houzel: Primeiras impressões
Próximo Texto: [+]Corrida - Rodolfo Lucena: Chocolatemo-nos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.