São Paulo, quinta-feira, 02 de agosto de 2001
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

pergunte aqui

Câncer de pulmão
"A mãe de um amigo fumava muito e está com câncer de pulmão, ainda no início. Como é a cirurgia? O câncer pode se espalhar? Ela vai ter de fazer quimioterapia para sempre? Quais as chances de recuperação?"
Karina Pereira Serra, São Paulo, SP
"O único tratamento realmente curativo do câncer de pulmão é a cirurgia", afirma o oncologista Nelson Aquino de Carvalho, da Beneficência Portuguesa (SP). Em casos iniciais da doença (tumores operáveis de até 2 cm de diâmetro e sem metástase), há 80% de possibilidade de cura. A cirurgia depende do tamanho e da localização do nódulo: pode-se retirar só o nódulo ou até o pulmão inteiro. Em fase avançada, o câncer de pulmão pode se espalhar, gerando metástases principalmente no próprio órgão, no cérebro, na glândula supra-renal e nos ossos. Por isso, alerta Carvalho, a paciente deve ser encaminhada para um oncologista o quanto antes. Ele diagnosticará se o tumor é localizado ou avançado e avaliará qual é a melhor forma de tratamento. A quimioterapia é indicada para tumores que não podem ser retirados cirurgicamente ou que apresentam metástases. A duração desse tratamento varia de paciente para paciente.

Tratamento de acne
"Tenho 22 anos e, desde os 18, uso remédios manipulados para tratar espinhas (tretinoína, agora adenina). Gostaria de saber se o uso dessas substâncias pode fazer a pele ficar mais grossa."
Marcelo Leite Kodama, São Paulo, SP
A tretinoína (ou ácido retinóico) é usada para o tratamento da acne porque elimina os cravos, deixando a pele mais lisa. "Em alguns casos, podem ocorrer ressecamento e aumento da espessura da pele", explica o dermatologista Leonardo Abrucio Neto, do Hospital Beneficência Portuguesa (SP). A adenina também causa esse efeito, mas de forma menos intensa que tretinoína.

Boca amarga
"Dizem que o primeiro sintoma de problemas no fígado é o "amargo na boca". É normal uma senhora de 77 anos sentir esse amargor? A sensação pode ser provocada por excesso de medicamentos? Existe algum exame específico para detectar se há algo no fígado?"
Marcelo Santos, São Paulo, SP
As pessoas costumam associar o "amargo na boca" a problemas de fígado por causa do gosto amargo da bílis, substância produzida por esse órgão. "A principal causa desse sintoma, porém, é a volta do ácido do estômago para o esôfago", diz o hepatologista Edison Roberto Parise, do Hospital Sírio-Libanês (SP). Alguns medicamentos, como antiinflamatórios e antibióticos, podem provocar o refluxo do ácido e causar ou aumentar o amargor na boca. Há vários exames, principalmente de sangue e de imagem (tomografia, por exemplo), capazes de diagnosticar doenças de fígado.



Texto Anterior: Quem diria!
Próximo Texto: Foconele: Relembrar a vida melhora a auto-estima
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.