São Paulo, quinta-feira, 02 de agosto de 2001
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Um mar de água sob a terra

Dá para imaginar uma reserva de água potável com uma área total de 1,2 milhão de quilômetros quadrados, que se estende por parte do território de vários países, como Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina?
Pois esse mar de água doce existe, mas está nas profundezas da terra. É o aquífero Guarani, que ocupa uma área equivalente aos territórios somados da Inglaterra, França e Espanha. E o que é melhor: a maior parte é brasileira e se espalha por três regiões, escondida sob parte do solo de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
No Estado de São Paulo, o aquífero já é explorado por mais de 1.000 poços. "A população de Ribeirão Preto já utiliza essa água, que é de excelente qualidade", afirma o físico Délcio Rodrigues, do Greenpeace.
Como qualquer outra fonte de água, porém, o aquífero Guarani não é inesgotável e sua exploração deve ser criteriosa. "Apesar de ser subterrâneo, ele pode ser contaminado, por isso exige os mesmos cuidados que se deve tomar com a água de superfície. Para que ele não se esgote, a retirada de água não pode ser maior que a capacidade de recarga, feita pela infiltração das chuvas no solo", explica Rodrigues.



Texto Anterior: Água gerada por esgoto tratado pode ser aproveitada
Próximo Texto: ONU preocupa-se com água desde 72
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.