São Paulo, quinta-feira, 02 de agosto de 2001
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ONU preocupa-se com água desde 72

Se dependesse apenas de discussão, a preservação da água estaria garantida. Esse problema tem sido abordado em conferências mundiais há décadas. Firmado em uma Conferência das Nações Unidas, em 1972, o Protocolo de Estocolmo foi um dos primeiros a abordar a necessidade de preservação dos recursos hídricos. Desde então, vários encontros entre países voltaram a tratar desse tema, divulgando dados e tentando definir metas.
Depois de Estocolmo, o encontro mais expressivo em relação à água foi a reunião realizada em Mar del Plata (Argentina, 1977), seguida pelo encontro de Nova Déli (Índia, 1990), Dublin (Irlanda, 1992), Noordwijk (Holanda, 1994) e Paris (França, 1998). Na Conferência das Américas, realizada em 94 em Santa Cruz de la Sierra (Bolívia), os chefes de Estado americanos também discutiram os recursos hídricos.
Mas o encontro mais significativo para a discussão ambiental aconteceu aqui mesmo, no Brasil. Os países participantes da ECO-92 (Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro) elaboraram a Agenda 21, que contém uma série de disposições ligadas à ecologia e ao ambiente.
Nesse documento, há um capítulo destinado exclusivamente aos recursos hídricos. A Agenda 21, considerada um dos mais importantes documentos ambientais já realizados, será revisada em 2002, no encontro de Bonn, na Alemanha.



Texto Anterior: Um mar de água sob a terra
Próximo Texto: Alecrim: Especiarias têm fama de afrodisíacas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.