UOL


São Paulo, quinta-feira, 03 de julho de 2003
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Medidas de proteção

* Mande para a lixeira jornais e e-mails não lidos há mais de uma semana.

* Na hora do lazer, entregue-se ao relaxamento mental; fique longe de toda fonte de informação, o que inclui, por exemplo, folhear aquela revista "inocente".

* Ao solicitar uma tarefa a terceiros, delegue o trabalho. Estipule um prazo para o cumprimento e só depois retome o assunto. Ficar cobrando seguidamente o outro faz você manter ativas informações que já poderiam estar fora da mente.

* Procure concluir as tarefas que começou. Cada vez que você abandona uma atividade para fazer outra (pára de ler um e-mail para atender ao telefone, por exemplo), o seu cérebro interrompe a construção de circuitos neuroniais necessários àquela atividade para iniciar outra. Isso promove o esquecimento da primeira tarefa e exige mais energia do cérebro.

* Evite deixar à vista papéis, pastas, bilhetes e outros objetos em excesso; eles podem interferir no seu campo visual e, consequentemente, na sua concentração.

* Listar os compromissos do dia funciona como uma "memória virtual", que alivia a carga de informações no seu cérebro. Atenção: agendar mais atividades do que é possível realizar dá ansiedade e frustração.

* Durante uma pesquisa, principalmente na internet, ao surgirem temas que são de seu interesse, mas não estão ligados ao foco principal da pesquisa, deixe para lê-los mais tarde. Você pode até anotar em um papel algo como: "Voltar ao site tal para ler um artigo de fulano".

* Se você não consegue se desvencilhar de um interlocutor, procure dar o mínimo de atenção ao que ele diz. O que pode parecer falta de educação protege do acúmulo de informações supérfluas.

* Evite pensamentos obsessivos e preocupações frequentes, pois podem deixar seu cérebro mais suscetível ao cansaço promovido pelo excesso de informação.


Texto Anterior: Formas de ansiedade de informação
Próximo Texto: alecrim: Mineirinho de olho puxado
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.