São Paulo, quinta-feira, 04 de julho de 2002
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

alecrim

Macarrão é prato comum na Tailândia

Os sinais de alerta do estômago mobilizam os tailandeses. Sempre que sentem fome, eles param para comer alguma coisa e, por isso, chegam a fazer mais de seis refeições por dia, tomando o cuidado de não exagerar na quantidade. Embora a base da alimentação seja o arroz, os tailandeses também gostam bastante de macarrão. A massa geralmente é servida com legumes, como na receita de hoje, que leva outros ingredientes típicos da culinária tailandesa, como o gengibre, a pimenta e o amendoim.

Cumbuca thai

Calorias (por porção): 806; carboidratos: 76,2 g; proteínas: 29,7 g; lipídeos: 41,2 g

Marcelo Barabani/Folha Imagem


Ingredientes (para quatro pessoas)
Para os legumes: 120 ml de azeite, 10 g de alho cortado em lâminas finas, 10 g de gengibre ralado, 10 g de pimenta-dedo-de-moça fresca picada, 100 g de cenoura cortada em lâminas e depois em tiras, 100 g de ervilha torta em fatias, 100 g de shimeji, 100 g de rúcula, suco de 1 limão, 20 g de salsinha e cebolinha picadas e sal a gosto. Para o molho: 4 colheres (chá) de shoyo, 1 xícara de água, 10 g de gengibre picado, 2 dentes de alho picados. Para o macarrão: 320 g de macarrão cabelo-de-anjo e sal a gosto. Para a montagem: 320 g de kani-kama desfiado e 50 g de amendoim picado.

Modo de fazer
Os legumes: esquente o azeite e doure o alho. Coloque a pimenta e o gengibre e refogue. Acrescente, nesta ordem, a cenoura, a ervilha torta e o shimeji, refogando um pouco cada legume antes de colocar o seguinte. Por fim, junte a salsinha e a cebolinha, tempere com sal e suco de limão e reserve. O molho: coloque todos os ingredientes (shoyo, água, gengibre, alho e gergelim) em uma frigideira pequena, acrescente um fio de azeite e deixe ferver. Misture os legumes com o molho e reserve. O macarrão: cozinhe em água com sal a gosto até ficar ao dente. Montagem: numa frigideira antiaderente, coloque os legumes com o molho, acrescente a rúcula e o macarrão e misture. Na hora de servir, cubra com kani-kama e amendoim. Receita da chef Ana Soares para o Café Aprendiz.



Texto Anterior: Poucas e boas: Drogas combatem sequela de derrame
Próximo Texto: Boquiaberto: Livro conta sabores e segredos do chá
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.