São Paulo, quinta-feira, 04 de outubro de 2007
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dia-a-dia - Em casa

Elimine a sujeira do computador com pincel, escova, flanela e lenço umedecido

Esqueça alvejantes e outros produtos químicos na hora de limpar o computador.
Para tirar o pó e os farelos que ficam depositados no teclado, use pincel de pintura ou escova de dentes. Depois de passar as cerdas entre as teclas, vire o teclado para a sujeira cair.
Rildo Ferreira dos Santos, gerente da empresa de consultoria na área de tecnologia da informação Company Web, conta que, quando as teclas estão muito encardidas, ele as retira com chave de fendas. Tire uma foto antes para registrar a disposição das letras e sinais.
Fora do teclado, elas podem ser limpas com algodão embebido em álcool isopropílico.
"Não retire as teclas grandes, como a barra de espaço, pois é mais difícil colocá-las de volta", explica Santos. As peças devem estar secas antes do reencaixe.
Não use aspirador de pó. "Ele pode danificar o circuito interno.
A exceção fica para os de baixa potência, como os usados emcarros", diz.
Maurício Schorsch, coordenador dos cursos de TI do Senac Consolação, diz que o mouse tradicional -o que tem uma bolinha-precisa ser limpo por dentro.Há setas indicativas para abri-lo. A limpeza deve ser feita com cotonetes secos nas rodinhas internas do mouse.
"Para limpar o monitor, basta passar flanela ou jornal", diz Schorsch. Para o gabinete da CPU,use um lenço umedecido.


Texto Anterior: Saúde: Contaminação no buquê
Próximo Texto: Compare
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.