São Paulo, quinta-feira, 05 de agosto de 2004
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

pergunte aqui

Manchas no rosto
"Em algumas ocasiões, ao final do dia -geralmente aos domingos-, aparecem manchas vermelhas, que não coçam, em um lado do meu rosto e no meu pescoço. Sinto também dificuldade de respirar. Tudo some cerca de três horas depois. O que pode estar acontecendo?"
Paulo Martins Malta, São Paulo, SP

O quadro descrito pode estar relacionado a alterações de outros órgãos, não necessariamente às da pele. A dificuldade em respirar deve ser investigada com mais precisão, e as manchas faciais podem ser um episódio reacional. "É necessário observar as atividades que precedem o quadro, tais como alimentação durante o final de semana, ingestão de bebidas alcoólicas e uso de estimulantes e medicamentos", diz a dermatologista Ana Maria Fagundes Sortino, do Hospital 9 de Julho, que sugere um clínico-geral para realizar um exame completo e, se for preciso, indicar um especialista.

Enjôo ao ler
"Tenho 43 anos e, se leio em algum veículo, meu estômago embrulha. O que pode ser isso?"
Joaquim Gomes da Silva, S. B. do Campo, SP

É necessário verificar se você precisa usar óculos para a leitura, pois as pessoas depois dos 40 anos passam a enxergar mal quando a vista está próxima do objeto. "Caso você já use óculos, pode ser necessário o ajuste de lentes ou mesmo da armação", diz Arnaldo Napoleone Gesuele, oftalmologista do hospital Beneficência Portuguesa (SP). Se, mesmo assim, os sintomas persistirem, é aconselhável consultar um gastroenterologista, porque você pode ter uma gastrite ou outro problema gástrico de fundo emocional.


Texto Anterior: Alecrim
Próximo Texto: Outras idéias: A violência, a mão e o polegar
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.