São Paulo, quinta-feira, 06 de julho de 2006
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em casa

Congelar alimentos exige noção sobre ingredientes

Sobrou macarronada do almoço de domingo? Precisa deixar as refeições da semana prontas com antecedência? A solução é sempre a mesma: guarda no potinho e enfia no freezer.
Mas a estratégia pode dar errado se não forem observadas as características de cada prato. Receitas à base de chocolate ou de queijo, por exemplo, não devem ser congeladas, sob o risco de perder a textura e o sabor. "Pratos com queijo ficarão com gosto de gordura estragada", alerta Claudia Croce, dona do restaurante Empório da Gula.
Os suflês -já tão propícios a murchar na mão de cozinheiros inexperientes- afundam de vez durante o congelamento. Já as musses, embora também sejam aeradas, aceitam bem o processo -o segredo está na gelatina que é adicionada à receita.
As sopas costumam ser levadas ao freezer sem problemas, com exceção do caldo verde, que tem em sua composição outro ingrediente que não aceita o congelamento: batata cozida. "Ela vai oxidar, escurecer e murchar", diz Croce.
Salgadinhos e frutas são espaçosos: devem ser acondicionados sem tocar uns nos outros e cobertos com filme plástico. Caso contrário, ficarão irremediavelmente grudados.
O pior erro, porém, é congelar e descongelar o mesmo produto várias vezes, pois cada aquecimento volta a estimular a multiplicação de bactérias. O ideal é guardar a comida em pequenos potes e só tirar da geladeira a quantidade necessária para o consumo.


Texto Anterior: Jornalista reúne estudos e depoimentos em livro sobre maternidade
Próximo Texto: Compare
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.