São Paulo, quinta-feira, 08 de março de 2007
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Poucas e boas

Estudo vê risco em uso de vitaminas

U m estudo lançou novas questões sobre o uso de suplementos vitamínicos (foto). Realizado por pesquisadores de instituições da Dinamarca, da Itália e da Sérvia, o trabalho defende que tratamentos com betacaroteno e vitaminas A e E aumentam o risco de mortalidade.
A repercussão da pesquisa, que já aborda um tema polêmico, também se deve ao fato de ela ter sido publicada no "Jama" (jornal da associação médica americana), uma das mais conhecidas publicações científicas.
O trabalho consistiu na análise de 68 estudos aleatórios que comparavam pessoas tratadas com esses suplementos a outras que não usavam nada ou que recebiam placebo (substância inócua que é visualmente parecida com a farmacologicamente ativa). Juntos, os estudos forneciam dados sobre 232.606 pessoas.
A Abimip (Associação Brasileira da Indústria de Medicamentos Isentos de Prescrição) contesta o trabalho. Segundo a entidade, grande parte dos estudos avaliados usava doses de vitaminas superiores às encontradas em polivitamínicos. Em um deles, a quantidade de vitamina E analisada era 18 vezes maior que a existente em um polivitamínico, diz a Abimip.
A associação também ressalta que, em quase dois terços dos estudos, as pessoas estavam doentes e que os polivitamínicos não são indicados para tratar doenças.
PALESTRAS GRATUITAS SOBRE MULHERES
Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o hospital Bandeirantes realizará hoje palestras gratuitas sobre a TPM (às 9h e às 16h) e sobre os aspectos emocionais das mulheres modernas (às 17h). Outras informações podem ser obtidas no telefone: 0/xx/11/ 3345-2219. Já a Associação Paulista de Medicina (APM) realiza na próxima quarta-feira (14/3), às 14h, uma palestra sobre formas de diagnóstico e tratamento de câncer de mama, além de técnicas de reconstrução mamária. O telefone da APM é 0/xx/11/3188-4251.

O IMPACTO DO LIXO NO AMBIENTE A Associação Viva o Centro realizará na próxima segunda-feira, das 17h30 às 19h30, uma palestra com a bióloga e consultora em minimização de resíduos Patrícia Blauth. O evento, gratuito, vai abordar o impacto ambiental dos hábitos modernos e mostrará como fortalecer programas como o da coleta seletiva do lixo. Os participantes conhecerão os conceitos e aspectos de planejamento da coleta seletiva e reciclagem do lixo, processos de compostagem, artesanato com material descartado etc. Inscrições: 0/xx/11/3242-3415

ALHO E SAÚDE CARDIOVASCULAR
O alho tem sido usado desde a Antigüidade no tratamento de problemas cardiovasculares. Mas um estudo publicado na "Archives of Internal Medicine" questiona esses efeitos benéficos do vegetal. Durante seis meses, os pesquisadores acompanharam pacientes com altos índices de LDL ("colesterol ruim") que receberam alho cru, alho em pó, extrato de alho e placebo. Nenhum dos tratamentos alterou significativamente a concentração de LDL.


Texto Anterior: Correio
Próximo Texto: Ingrediente: Lula não é difícil de preparar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.