UOL


São Paulo, quinta-feira, 08 de maio de 2003
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Curso de artes para todo gosto

Foi a pediatra do filho a primeira a pedir-lhe o serviço de personal artist. Durante as consultas, a médica sempre batia um papinho sobre arte com a mãe do paciente, a artista plástica, professora de artes e história da arte Cláudia Colagrande, 37. Um dia, a pediatra reclamou de que, nas viagens a trabalho que fazia, não aproveitava os museus, visitava poucos porque não sabia o que ver e, quando ia, ficava perdida.
A pediatra virou sua aluna, depois um investidor de arte e a mulher apareceram com a mesma solicitação, e Colagrande passou a se dedicar a esse serviço personalizado.
Já deu curso de um dia para um profissional que estaria a trabalho em outro país no dia seguinte e queria estar bem informado sobre os museus que visitaria.
É possível encomendar um programa de aula. Se o destino da viagem é Nova York e você já agendou uma ida a uma exposição do MoMA (Museu de Arte Moderna) que traz, por exemplo, as pouco divulgadas obras eróticas de Picasso, pode solicitar um curso sobre o assunto.
Colagrande já viajou muito, mas não conhece todos os museus do planeta. Porém possui uma biblioteca significativa, com uma coleção de 14 livros que trazem os acervos dos principais museus do mundo, ideal para montar belos roteiros aos viajantes.
"Sempre fui amante amadora da história da arte e quis me aprofundar. Por isso procurei uma atenção mais dirigida, pois algumas fases da história não me interessavam", conta Maria Estela Costa, que trabalha num banco como gerente da área internacional e é aluna de Colagrande. Para ela, a grande vantagem das aulas personalizadas é ter alguém que a assessore e indique bibliografias dirigidas. "Quero otimizar o meu tempo", diz.
A personal e o aluno visitam museus e galerias e trocam dicas de filmes e espetáculos de arte. "Diferentemente de uma aula dada num museu, onde há pouca participação do público, aqui a pessoa expressa sua visão estética pessoal, e a aula se transforma numa troca de experiências", diz Colagrande. O curso inclui a expressão do que o aluno aprendeu em forma de uma obra (uma pintura ou escultura.
A duração é bem variada, mas cada hora custa R$ 100.


Cláudia Colagrande: tel., claudiazen@uol.com.br


Texto Anterior: Personal trainers dão aula de striptease a artes
Próximo Texto: Coach dá força na carreira
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.