São Paulo, quinta-feira, 08 de julho de 2004
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

quem diria!

Cravos e espinhas de berço

Damir Sagolj/Reuters
Bebê também pode ter cravos e espinhas no rosto! É a chamada acne neonatal, que, como a dos adolescentes, tem causa hormonal. Diferentemente dos jovens, porém, não é o organismo do recém-nascido que produz esses hormônios. Eles vêm da mãe e são transmitidos pela placenta, estimulando o aparecimento da acne naqueles bebês que possuem predisposição genética ao problema, explica Ediléa Bagatin, professora do Departamento de Dermatologia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). Nos casos mais leves, a acne neonatal desaparece naturalmente. "Se houver um processo inflamatório, com lesões avermelhadas e pus, a pele deve ser tratada para evitar cicatrizes", orienta a médica.

Pressão e temperatura

Juca Varella/Folha Imagem
Engana-se quem acredita que temperaturas muito altas podem fazer com que a pressão sangüínea caia. Quando está calor, realmente ocorre uma dilatação dos vasos sangüíneos, mas a redução da pressão arterial é muito pequena, pouco perceptível mesmo no aparelho de medir pressão, afirma Enio Buffolo, professor de cirurgia cardiovascular da Universidade de São Paulo. Isso vale até para quem sofre de hipertensão. Sob temperaturas mais baixas, ocorre o inverso: há uma vasoconstrição, mas a elevação da pressão que ela causa também é pequena. Segundo Buffolo, essas mudanças são muito discretas e não exigem ajustes na medicação habitual dos pacientes com problemas de pressão.

Tábuas ao lixo

Benoit Doppagne/Reuters
O melhor lugar para "guardar" a tradicional tábua de madeira para cortar carnes é o lixo! Como a madeira é permeável, o sangue da carne penetra facilmente em seu interior, impossibilitando uma higienização adequada, o que, por sua vez, propicia a proliferação de bactérias. O ideal, segundo Ana Paula Randi, da Vigilância Sanitária de Alimentos da Prefeitura de São Paulo, é cortar os alimentos em superfícies impermeáveis e feitas com material liso, como plástico, desinfetando-as regularmente com uma solução de água sanitária (uma colher de sopa para um litro de água). Quando surgirem ranhuras no utensílio, troque-o por um novo. "Essas fendas são ótimos locais para a procriação de bactérias."


Texto Anterior: Modos: Você controla as suas expectativas?
Próximo Texto: Poucas e boas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.