São Paulo, terça-feira, 10 de agosto de 2010
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dor gostosa

"Lembro do mestre Liu Pai Lin dizendo que a medicina do futuro é baseada na transformação de energia, e realizada nas práticas de movimento e serenidade do tai chi, assim como no tui-na", diz Jerusha Chang, 55, fundadora da associação Tai Chi Pai Lin, ao lado de Lucio Leal, 61, e do próprio mestre, que morreu em 2000, aos 93.
O tui-na é a mais remota terapia da medicina tradicional chinesa e deu origem a outras como shiatsu, reflexologia, quiropraxia e do-in.
A fisioterapeuta e acupunturista Denise Harari, 31, que atende no Espaço Biosfera, estudou tui-na na Universidade de Pequim. Ela diz que, na China, os hospitais sempre têm uma ala de tui-na.
"Pacientes que precisam de reabilitações do sistema musculoesquelético, com lesões e sequelas de acidente vascular encefálico, eles mandam para o tui-na." A técnica, diz ela, também ajuda em casos de depressão, disfunções de estômago e intestino, hipertensão e problemas respiratórios.
A professora Luciana Carvalho, 33, procurou o tui-na para reequilibrar o seu corpo depois da gravidez. "Quando um ponto está tenso, dói mais. Mas é uma dor gostosa, que logo é dissipada", diz.
De acordo com fisioterapeuta Nana Liu, a massagem também trabalha o lado emocional. Algumas pessoas choram, outras riem, umas conversam, outras acessam memórias. "Depois de um tempo, a pessoa desabrocha.
Tem paciente que estava apagada e começou a colocar brinco e pintar a unha depois de algumas sessões", diz Liu.


TAI CHI PAI LIN ESPAÇO LUZ - r. Fradique Coutinho, 1.434, Vila Madalena, tel. (11) 3031-1324, SP, www.taichipailin.com.br
FUNDAÇÃO HO - av. Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 1.558, Jabaquara, tel. (11) 5011-0739, SP, fundacaoho.com.br
ESPAÇO BIOSFERA - r. Inácio Pereira da Rocha, 499, Pinheiros, tel. (11) 3814-9045, SP, www.espacobiosfera.com.br


Texto Anterior: A tataravó das massagens
Próximo Texto: Encomende seu sonho
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.