São Paulo, quinta-feira, 11 de julho de 2002
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

pergunte aqui

Olhos ardentes
"Sinto ardência nos olhos quase todas as noites. Às vezes, eles lacrimejam quando estou na frente do computador ou na sala de aula. Tenho sinusite, cefaléia e tonturas. Esses sintomas têm relação entre si? O que pode estar provocando esses problemas?"
Janália Gomes de Santana, São Paulo, SP

O lacrimejamento e a ardência são sintomas que podem estar relacionados com a diminuição das piscadas. "Em média, piscamos 15 vezes por minuto", diz o oftalmologista Jorge Dias, do Hospital do Olho de Rio Preto (SP). "Porém, quando estamos concentrados -lendo, assistindo TV ou trabalhando no computador, por exemplo-, essa frequência chega a diminuir para três vezes por minuto, o que pode gerar desconforto." A sinusite também pode causar sintomas oculares, principalmente dores de cabeça que parecem estar localizadas ou serem provenientes do olho, mas é preciso fazer uma avaliação com um oftalmologista.

Proteína vegetal e animal
"As proteínas da soja e da carne são diferentes?"
Luciana Girard, via e-mail

As proteínas são formadas por aminoácidos, substâncias necessárias ao bom funcionamento do organismo. Alguns aminoácidos, chamados de essenciais ou indispensáveis, não são produzidos pelo corpo e devem ser fornecidos pela alimentação. Por isso é importante consumir proteínas regularmente. Segundo a nutricionista Andrea Zaccaro, da RG Nutri, as proteínas da carne, de origem animal, são mais completas que as da soja quanto a tipo e quantidade de aminoácidos. Mas isso não significa que a proteína da soja seja "ruim". "Em relação às demais proteínas vegetais, a da soja possui excelente valor nutricional", diz a nutricionista. Para transformar grãos como a soja em fontes completas de proteína, deve-se misturá-los com cereais -arroz, por exemplo.

Disfunção biliar
"Sofri uma disfunção biliar que provocava uma pequena diarréia quando eu acordava. Fui ao médico, e ele me receitou um antibiótico e um medicamento para a digestão. Gostaria de saber mais a respeito da disfunção biliar e que especialista devo procurar."
Alexandre Oliveira, São Paulo, SP

De maneira geral, as disfunções biliares fazem parte do grupo das dispepsias -digestões difíceis e dolorosas. Além da dificuldade de digestão, outro possível sintoma é a diarréia. "Mas, isoladamente, um quadro de diarréia pela manhã não caracteriza uma disfunção biliar", afirma o gastroenterologista Antonio Luiz de Vasconcelos Macedo, do hospital Albert Einstein (SP). Uma disfunção biliar pode ter várias causas, desde infecções pela bactéria Helicobacter pilori até alterações no esvaziamento do estômago e do duodeno. "O tratamento depende da causa e deve ser orientado por um gastroenterologista", diz Macedo.



Texto Anterior: quem diria!
Próximo Texto: poucas e boas: Novo tratamento para vitiligo e psoríase
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.