São Paulo, quinta-feira, 11 de julho de 2002
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Apoio psicológico ajuda no tratamento

Não bastassem as dificuldades físicas, casais com problemas de fertilidade sofrem com sentimentos como ansiedade, frustração, depressão e agressividade.
"O estresse emocional pode desgastar o relacionamento e ser um problema a mais. O apoio psicológico é importante, por exemplo, para estimular o casal a continuar o tratamento mesmo depois de tentativas frustradas", diz o ginecologista Ricardo Baruffi, do Centro de Reprodução Humana (CRH) de Ribeirão Preto (SP).
"A mulher é cobrada na sociedade, e o homem, em casa. O prazer do sexo vira exigência, e o desempenho sexual do homem pode falhar", diz Nelson Rodrigues Netto Júnior, urologista da Unicamp. "É a impotência de ordem psicogênica", diz.
Mas, pelo menos aparentemente, os homens abalam-se menos psicologicamente. É o que indicaram os testes de avaliação psicológica aplicados pelo CRH em cerca de 300 casais com idade média de 35 anos. Resultado: 31% das mulheres revelaram ter problemas emocionais, como depressão, que mereciam acompanhamento de um especialista, contra 12% dos homens. "Eles têm dificuldade em falar de sentimentos", comenta Baruffi. (ANTONIO ARRUDA)



Texto Anterior: Perfil do espermatozóide saudável
Próximo Texto: Principais causas de infertilidade
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.