São Paulo, quinta-feira, 11 de julho de 2002
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Principais causas de infertilidade

Varicocele Varizes nos testículos, que alteram a temperatura desses órgãos. É identificada por exame clínico, com um simples apalpar. Pode surgir no garoto por volta dos 15 anos de idade e não apresenta sintomas. É a causa mais frequente de infertilidade (40% dos casos).

Obstruções Podem ter várias origens: vasectomia, processos infecciosos (uretrites e doenças sexualmente transmissíveis) ou sequelas de cirurgias malfeitas, por exemplo.

Caxumba A ameaça que as mães faziam aos filhos -"Fique quieto senão a caxumba desce!"- tem sua razão. Raramente esta doença deixa o homem infértil. Para tanto, o processo infeccioso precisaria atingir os dois testículos. Em geral, atinge um, mas reduz o potencial de fertilidade.

Traumas O hábito de os jogadores de futebol protegerem os órgãos genitais com as mãos, nas barreiras, preserva futuras gerações de craques. Os traumas (pancadas, batidas, boladas, chutes etc.) nos testículos podem redundar em sérios obstáculos para a produção de espermatozóides.

Problemas anatômicos Como orifício uretral fora do lugar e ejaculação retrógrada (em direção à bexiga).

Desequilíbrios hormonais Estresse, determinados medicamentos e problemas congênitos podem interferir na produção dos hormônios responsáveis pela fabricação dos espermatozóides.



Texto Anterior: Apoio psicológico ajuda no tratamento
Próximo Texto: Técnicas de reprodução assistida
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.