São Paulo, quinta-feira, 12 de abril de 2007
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Poucas e boas

Usar computador à noite afeta sono

A dolescentes que passam tempo demais diante do computador à noite (foto) têm um pior sono, apresentam sonolência diurna e são mais vulneráveis a alterações no humor.
O alerta é da psicóloga Gema Duarte, que pesquisou o tema em sua tese de mestrado na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Ela ouviu 160 jovens de 15 a 18 anos, que usavam o computador principalmente entre as 17h e as 3h, durante a semana, e entre as 18h e as 6h, nos fins de semana.
Muitos (66,25%) foram considerados "maus dormidores" -a luz emitida pelo monitor afeta a produção de melatonina, hormônio responsável pelo sono. Dormir bem é fundamental nessa fase, pois influencia do crescimento à aprendizagem.

TRANSTORNO BIPOLAR
O Instituto de Psiquiatria da USP (Universidade de São Paulo) realiza amanhã, às 13h, palestra com a psiquiatra Doris Moreno sobre transtorno bipolar, doença caracterizada pela alternância de estados de euforia e depressão com períodos de normalidade. Inf.: 0/xx/11/3069-6648

HEPATITE C
No sábado (14/4), das 8h às 13h, a SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia) oferece, em vários hospitais de São Paulo, testes rápidos e gratuitos para diagnóstico da hepatite C. Inf.: 0/xx/11/5572-8958


Texto Anterior: Orgulho de ser "mãe especial"
Próximo Texto: Rosely Sayão: Sobre rankings escolares
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.