UOL


São Paulo, quinta-feira, 12 de junho de 2003
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

pergunte aqui

Má-formação no cérebro
"Tenho 32 anos, e meu neurocirurgião diagnosticou um cavernoma na artéria do lado direito do cérebro. Disse que a solução seria operar, pois há risco de sangramento. Essa cirurgia oferece riscos, causa sequelas? Sinto uma dormência na face direita -isso pode ter relação com o cavernoma?"
Simone Rebouças, via e-mail

Também chamado de angioma cavernoso, o cavernoma é uma má-formação dos vasos sanguíneos do cérebro. "Os cavernomas podem ocorrer de maneira imperceptível, mas, frequentemente, provocam sintomas neurológicos como convulsões", explica o neurocirurgião do Hospital Samaritano (RJ) Eduardo de Faria Góes, professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Entre as possíveis consequências do cavernoma, estão hemorragia cerebral e déficits neurológicos progressivos. Nem sempre é preciso tratar o cavernoma, mas, quando isso é necessário, a extirpação cirúrgica é o tratamento que apresenta melhor resultado, afirma Góes. "A indicação da cirurgia baseia-se na criteriosa avaliação de cada caso, levando-se em conta as condições do paciente, os sintomas neurológicos e a extensão e a localização do cavernoma para que os benefícios proporcionados pelo tratamento compensem os eventuais riscos." Riscos e sequelas dependem, portanto, dessas variáveis. A dormência pode estar associada ao cavernoma, mas só é possível estabelecer essa relação examinando o paciente e analisando seus exames.


Leite-de-soja
"O leite-de-soja produzido em casa e logo em seguida congelado em freezer doméstico perde nutrientes, como as isoflavonas?"
Maria Monica Condé, São José do Rio Preto, SP

De acordo com a Embrapa Soja, 100 ml de leite-de-soja contêm 52 calorias, 120 mg de vitamina B2, 105 mg de potássio, 40 mg de cálcio, 40 mg de vitamina B1 e 1,2 mg de ferro. O congelamento não afeta esse perfil nutricional nem a quantidade de isoflavonas presentes no leite-de-soja, afirma a nutricionista Tânia Rodrigues, da RG Nutri.


Treino para corrida
"Tenho 40 anos, 1,82 m e saúde boa. Estou correndo há quatro meses, quase diariamente. Existe algum treinamento básico para eu me preparar para uma corrida como a São Silvestre?"
Marinalvo de Lima, Praia Grande, SP

Os treinos de corrida são divididos por períodos, e o volume e a intensidade dos exercícios variam de acordo com a época do treinamento e da prova para a qual a pessoa está se preparando, explica Marcelo Baboghluian, especialista em medicina do esporte. Por isso o ideal é procurar um educador físico que tenha experiência em corrida para montar um treinamento personalizado.


Texto Anterior: quem diria!
Próximo Texto: poucas e boas: Lentes permitem melhor oxigenação dos olhos
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.