São Paulo, quinta-feira, 12 de agosto de 2004
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

De olho no pátio

Observe as possibilidades:

Elementos naturais:
Áreas de sol e sombra; vegetação variada, com árvores em que as crianças possam subir, mas sem plantas tóxicas e espinhentas -as mais indicadas são as árvores caducas, porque garantem a sombra no verão e permitem a passagem do sol durante o frio; animais domésticos que possam ser tocados e não apenas observados; fonte de água corrente.

Elementos construídos:
Horta; caixa de areia; casas de boneca e na árvore; diferentes tipos de material (cimento, grama, areia, pedras) para estímulo sensorial; brinquedos educativos e ergométricos; bancos bem posicionados para favorecer a socialização; "cantinho de privacidade" para refúgio e interiorização das crianças; oscilações no terreno, com elevações ou depressões, evitam monotonia; espaço para servir como palco adaptado para reuniões em grupo e apresentações dos alunos.


Texto Anterior: Uma nova paisagem para a educação
Próximo Texto: ONG inglesa defende pátios
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.