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ONG inglesa defende pátios
Enquanto no Brasil a questão ainda é restrita
a poucas iniciativas, no Reino Unido uma organização não-governamental atua desde 1990
na revitalização do espaço externo de escolas
públicas e particulares.
Formada por uma equipe de paisagistas,
educadores e artistas plásticos, a Learning
through Landscape (Aprendendo por meio
das Paisagens) presta assessoria técnica não só
na elaboração do projeto mas em como gerenciá-lo. Além de desenvolver pesquisas em psicologia ambiental, a ONG promove parcerias
com empresas para viabilizar novos projetos
em instituições públicas e realiza treinamento
de educadores para o uso do pátio.
"Infelizmente, as autoridades em educação
não reconheciam o pátio como uma potencial
área para o aprendizado. Detectamos que os
alunos estavam expostos a ambientes estéreis,
em condições inadequadas que prejudicavam
o seu desenvolvimento", diz Mary Jackson,
coordenadora do serviço de suporte e aconselhamento da organização. Ela explica que os
projetos são voltados às necessidades da escola, que pode ter um foco maior para o lúdico
ou para o aprendizado. "O importante é envolvermos toda a comunidade escolar no processo, especialmente as crianças, que devem participar e tomar decisões em todas as etapas."
Na pesquisa feita pela organização em 2003
com 351 instituições de ensino do Reino Unido, 84% perceberam uma melhora na interação social de seus pupilos e 64% apontaram redução de ocorrência de conflitos entre os colegas. Em 28%, o nível de vandalismo ou depredação caiu. Diversos projetos podem ser conferidos no site da ONG (www.ltl.org.uk).
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