São Paulo, quinta-feira, 12 de agosto de 2004
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ONG inglesa defende pátios

Enquanto no Brasil a questão ainda é restrita a poucas iniciativas, no Reino Unido uma organização não-governamental atua desde 1990 na revitalização do espaço externo de escolas públicas e particulares.
Formada por uma equipe de paisagistas, educadores e artistas plásticos, a Learning through Landscape (Aprendendo por meio das Paisagens) presta assessoria técnica não só na elaboração do projeto mas em como gerenciá-lo. Além de desenvolver pesquisas em psicologia ambiental, a ONG promove parcerias com empresas para viabilizar novos projetos em instituições públicas e realiza treinamento de educadores para o uso do pátio.
"Infelizmente, as autoridades em educação não reconheciam o pátio como uma potencial área para o aprendizado. Detectamos que os alunos estavam expostos a ambientes estéreis, em condições inadequadas que prejudicavam o seu desenvolvimento", diz Mary Jackson, coordenadora do serviço de suporte e aconselhamento da organização. Ela explica que os projetos são voltados às necessidades da escola, que pode ter um foco maior para o lúdico ou para o aprendizado. "O importante é envolvermos toda a comunidade escolar no processo, especialmente as crianças, que devem participar e tomar decisões em todas as etapas."
Na pesquisa feita pela organização em 2003 com 351 instituições de ensino do Reino Unido, 84% perceberam uma melhora na interação social de seus pupilos e 64% apontaram redução de ocorrência de conflitos entre os colegas. Em 28%, o nível de vandalismo ou depredação caiu. Diversos projetos podem ser conferidos no site da ONG (www.ltl.org.uk).


Texto Anterior: De olho no pátio
Próximo Texto: Foco nele: Inventor de multifocais crê na longevidade dos óculos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.