São Paulo, quinta-feira, 12 de outubro de 2006
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Correio

"Muito interessante o artigo da Anna Veronica Mautner "Homem na cozinha" [ed. 8/10]. Essa sutileza do cuidar do churrasco realmente nada tem a ver com lavar as folhas da salada, descascar os legumes e fazer o arroz. É por isso que, quando eles inventam de "fazer um churrasquinho básico", dá uma certa preguiça. O trabalho é muito maior do que o de só fazer o almoço! Aproveito para dizer que amo o Equilíbrio. Minhas quintas-feiras são especiais também por conta desse caderno."
MARISA DE PAULA SOUZA (Vargem Grande Paulista, SP)

"Na reportagem sobre sal ["O novo vilão", ed. 5/10], não se falou sobre o refinado e o integral, o sal grosso e o sal fino etc."
OSNILDO COSME

RESPOSTA DA REDAÇÃO: Assim como acontece entre o sal marinho e o mineral, essas versões têm a mesma composição química. Por isso, embora os grãos possam ter tamanho e aparência diferentes, seus efeitos para a saúde são os mesmos.

"A reportagem sobre consumo de sal [ed. 5/10] diz que 1 g de sal tem 400 mg de sódio e que a necessidade diária de sódio é de 500 mg. Depois, estabelece que o consumo diário máximo de sal seja de 4 g a 6 g. Isto equivaleria a algo entre 2.000 mg e 3.000 mg de sódio. Não é contraditório? Também gostaria de saber o que é gordura saturada e qual o seu efeito na saúde."
RACHEL LANIADO D'HANENS (São Paulo)

RESPOSTA DA REDAÇÃO: Não há contradição, e sim dois limites que devem ser seguidos: 500 mg é a quantidade mínima de sódio de que o corpo precisa para funcionar bem, e 2.400 mg (equivalente a 6 g de sal) é a quantia máxima que pode ser consumida sem que o sódio cause problemas à saúde. Devemos consumir, então, acima de 500 mg e abaixo de 2.400 mg. Sobre a outra questão, as gorduras dos alimentos podem ser saturadas, insaturadas e trans. As saturadas, cuja função é fornecer energia às células, estão sobretudo em alimentos de origem animal (carnes, leite) mas também em alguns de origem vegetal, como o coco. "Seu excesso está associado a doenças cardíacas, pois podem elevar o "colesterol ruim". A recomendação diária é de 22 g [para dietas de 2.000 kcal]", diz a nutricionista Graciette Rudas.


Participe do Folha Equilíbrio Perguntas, críticas e sugestões para o caderno devem ser enviadas para a al. Barão de Limeira, 425, 4° andar, Campos Elíseos, SP, CEP 01202-900; faz 0/xx/11/3224-4261
E-mail: folhaequilibrio@uol.com.br


Texto Anterior: Outras idéias - Dulce Critelli: Entre o mal e a graça
Próximo Texto: Ingredientes: Figo é cultivado há mais de 10 mil anos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.