São Paulo, terça-feira, 12 de outubro de 2010
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

LIVRO

O mestre Iyengar e sua ioga para todos

MARIO CESAR CARVALHO
DE SÃO PAULO

Até os anos 60, a ioga era uma atividade tão esotérica aos olhos do Ocidente quanto o sufismo ou a cabala.
O exibicionismo dos iogues e suas posturas impossíveis de serem copiadas só serviam para aumentar o fosso que separava os praticantes dos comuns mortais.
O culto ao Oriente ajudou a dissipar esse olhar, mas foi um mestre indiano quem mostrou que todos, independentemente da idade e das condições físicas, podiam praticar ioga: B. K. S. Iyengar [pronuncia-se Aiengar]. Aos 91, é um dos poucos iogues cujo título de mestre não soa ridículo ou exagerado.
O livro "A Sabedoria e a Prática da Ioga", lançado agora, traz uma súmula das descobertas de Iyengar. A principal delas é que ninguém precisa ser ultraflexível para praticar ioga.
O método Iyengar tem duas linhas essenciais: o uso de acessórios (blocos, cadeiras e faixas) para atingir a postura e a obsessão com os alinhamentos (o dedo do pé um centímetro mais à esquerda pode ser o que separa a postura correta da errada).
Os acessórios são o pulo do gato. Se você não consegue curvar o corpo e tocar o chão com a ponta dos dedos, pouse a mão num bloco.
Iyengar explica no prefácio que chegou a esse método a partir das limitações do seu corpo. Como nasceu no meio de uma epidemia de gripe espanhola, em 1918, "tinha braços e pernas finas, barriga protuberante e cabeça pesada". Vivia na cama, o que contribuiu para o enrijecimento do seu corpo.
O livro que sai no Brasil é uma compilação dos oito volumes em que Iyengar detalha seu método. Como acontece com quase toda síntese, há problemas no resumo. Comparado com outros livros em inglês, há pouca ênfase no uso dos acessórios. Outros livros sempre apontam como usar o acessório quando não se consegue chegar à postura. Nessa edição, isso nem sempre ocorre.
Faltam programas para sanar problemas específicos -o que faço quando tenho dores nas costas? Mas são pecadilhos, em relação a tanto conhecimento sintetizado.

ONDE ENCONTRAR
"A Sabedoria e a Prática da Ioga"
(B.K.S. Iyengar, Ed.Publifolha, 256 págs., R$ 49,90)
www.publifolha.com.br


Texto Anterior: Empório: Nutrição, receitas, escolhas saudáveis
Próximo Texto: O que eu ponho no meu carrinho
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.