São Paulo, quinta-feira, 13 de novembro de 2008
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INGREDIENTE

Camomila é uma das ervas utilizadas há mais tempo

RACHEL BOTELHO
DA REPORTAGEM LOCAL

A infusão de camomila, provavelmente o mais popular dos chás caseiros, é considerada um remédio natural para vários males. "A camomila é uma superaliada da saúde, pois auxilia a digestão, diminui o estresse e melhora a qualidade do sono e a expulsão de líquidos e de toxinas do organismo", afirma a nutricionista e fitoterapeuta Vanderli Marchiori.
De acordo com ela, a planta atua também como descongestionante e antiinflamatório e tem propriedades que combatem olheiras e alergias de pele, além de reduzir e clarear manchas. "Por ser rica em vitamina A, polifenóis e fitoestrógenos, melhora a função hormonal feminina." A ingestão diária de dois copos de chá é o indicado.
Um estudo preliminar realizado por pesquisadores do Japão e do Reino Unido, publicado no "Journal of Agricultural and Food Chemistry" em setembro, mostrou queda importante dos níveis de glicose no sangue de ratos diabéticos que receberam extratos de camomila. Os cientistas notaram ainda que a camomila bloqueou uma resposta em duas enzimas que podem desempenhar um papel no declínio das funções corporais devido ao diabetes, o que representa uma esperança para os portadores desse mal.
Uma das ervas mais antigas que a humanidade já utilizou, no Egito antigo servia para tratar uma doença semelhante à malária, enquanto os espanhóis preparavam um vinho aromatizado com suas flores.
Suas aplicações cosméticas são conhecidas há 4.000 anos. É usada para realçar o tom dos cabelos claros e para suavizar olheiras e o inchaço dos olhos. O óleo de camomila (encontrado em farmácias de manipulação) é um suavizante para queimaduras e irritações da pele.
Banho de banheira com um sachê de ervas é excelente calmante e restaurador de forças. Já o travesseiro recheado com suas flores é indicado para combater a insônia.
Segundo Rosy L. Bornhausen, em seu livro "As Ervas do Sítio" (ed. Bei, 207 págs.), entre as inúmeras variedades de camomila, as mais fáceis de reconhecer são a inglesa (Anthemis nobilis) e a alemã (Matricaria chamomilla). A primeira é perene, rasteira e possui flores que lembram minúsculas margaridas, enquanto a alemã forma um arbusto cheio de flores que dura somente uma estação.
Embora receitas salgadas com camomila possam parecer estranhas, vários chefs de São Paulo usam o ingrediente em receitas com peixes, como a que se vê ao lado.


Texto Anterior: Pergunte aqui
Próximo Texto: Robalo em infusão de camomila
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.