São Paulo, quinta-feira, 14 de maio de 2009
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

9
Atum

Existem oito espécies de atum. A mais valiosa e apreciada é o atum-azul, difícil de encontrar. No Japão, o atum-azul é pescado no mar e engordado em tanques-rede. Também conhecida por "atum gordo" ou "toro", a espécie desenvolve uma gordura especial e um peixe custa até US$ 40 mil no Japão.
Por aqui, são consumidas outras espécies, como o bonito, igualmente saboroso. O atum avermelhado, servido grelhado e em sushis, é o albacora. Mais raro e mais caro é o atum bati, a espécie gorda encontrada na costa brasileira. Quando algum é capturado, restaurantes de São Paulo costumam dividir o peixe.
O atum não está em nenhuma lista de restrição oficial do país, porém, por causa da pesca excessiva, o "Guia de Consumo Responsável de Pescados", da Unimonte, sugere que o consumidor evite esses três tipos, substituindo-os pelo bonito ou por outras espécies sem problemas relacionados à sua conservação, como a cavala, o dourado e a garoupa.



Texto Anterior: 8: Barbatana de tubarão
Próximo Texto: 10: Palmito
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.