São Paulo, quinta-feira, 16 de setembro de 2004
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

quem diaria

A idade do cabelo

Ana Carolina Fernandes/Folha Imagem
O cabelo também envelhece. Segundo o hair designer Bruno Di Maglio, o fio que chega a cinco centímetros já pode ser considerado um cabelo com idade avançada. "O cabelo fica mais fino e frágil", afirma Di Maglio, que indica tratamentos de reposição de proteínas por meio de xampus, condicionadores e tônicos. De acordo com o dermatologista Valcinir Bedin, presidente da Sociedade Brasileira de Estudos para o Cabelo, fatores como o estresse e a falta de proteínas contribuem para envelhecimento precoce, queda e embranquecimento dos fios. "O cabelo é uma haste protéica. Para mantê-lo saudável, é importante ter uma dieta com proteínas, vitaminas e sais minerais", diz o médico.

Cistite da lua-de-mel

Peter Morgan/Reuters
As carícias que precedem as relações sexuais são fundamentais para a boa saúde da vagina. Segundo a ginecologista e sexóloga Tania Santana, chefe do setor de sexologia do hospital Perola Byington, a lubrificação da vagina antes da penetração contribui muito na prevenção de males como a cistite e a vaginite. "Havendo dificuldades na lubrificação natural, deve-se recorrer a um gel à base de água. Em alguns, casos é preciso fazer recomposição hormonal", afirma a ginecologista. Segundo a médica, é comum que, com o aumento da freqüência do ato sexual, a mulher tenha mais propensão a desenvolver uma cistite causada por traumatismo do canal vaginal. "É o que eu chamo de cistite da lua-de-mel", diz.

Azia e obesidade

Andrew Wong/Reuters
Pessoas com peso acima da média têm mais propensão a ter azia. É que a gordura atrapalha o funcionamento do esfíncter, válvula muscular que controla a passagem da comida no esôfago, impedindo que o suco gástrico retorne do estômago. A afirmação é de Jocelem Salgado, professora de nutrição da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), em Piracicaba. "Nesses casos, a primeira atitude a se tomar conscientizar a pessoa que é preciso perder peso", afirma a especialista. Em caso de uma crise de azia logo após a ingestão de alimentos como cebola e frutas cítricas, a nutricionista indica tomar um copo d'água na seqüência, o que reduz a acidez no estômago.


Texto Anterior: Pergunte aqui
Próximo Texto: Saber ou não saber
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.