São Paulo, quinta-feira, 16 de setembro de 2004
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

poucas e boas

Campanha nacional para ouvir melhor

RODRIGO GERHARDT
FREE-LANCE PARA A FOLHA

No próximo dia 20 -Dia do Idoso - a Academia Brasileira de Otologia (ramo da medicina que se ocupa dos ouvidos) inicia uma campanha nacional para divulgar a importância dos exames de audição e combater o preconceito que existe em relação ao uso de aparelhos auditivos, principalmente entre pessoas na terceira idade.
"Com o envelhecimento, passamos a ver e a ouvir menos. Mas, enquanto usar óculos é rotineiro e visto como charme de intelectual, o aparelho auditivo ainda é rejeitado por ser associado à senilidade", diz o coordenador da campanha, o otorrinolaringologista Luiz Carlos Alves de Sousa. Segundo a própria ABO, no Brasil, 70% da população idosa - cerca de 10 milhões de pessoas - têm algum grau de deficiência auditiva, mas a maioria não se trata.
"Queremos sensibilizar as pessoas para que procurem os hospitais e postos de saúde municipais para se tratarem. Em recém-nascidos, o "teste da orelhinha", que detecta qualquer anormalidade na audição, é tão importante quanto o do pezinho, mas ainda é pouco realizado", informa o secretário-geral da ABO, Oswaldo Laércio Mendonça Cruz.
Com a desinformação, poucas pessoas sabem que é possível conseguir aparelhos auditivos de última geração, com tecnologia digital, gratuitamente. Atualmente, o Sistema Único de Saúde disponibiliza os aparelhos que, no mercado, chegam a custar R$ 4000, por meio de centros de referência determinados pelo Ministério da Saúde. Em São Paulo, o Hospital das Clínicas é o maior deles. "Já atendemos 2000 pessoas, sendo 70% dos pacientes encaminhados pelos médicos nos postos de saúde", informa o diretor técnico do serviço de saúde do HC, Sérgio Garbi.
Segundo os especialistas, a deficiência auditiva é uma das causas principais do isolamento de idosos. "É um sofrimento desnecessário. Com os recursos de hoje, é possível levar uma vida perfeitamente normal", diz Sousa.


Campanha Nacional da Audição: (0/xx/11) 5052-9515

O AVC (acidente vascular cerebral) é responsável por mais de 80 mil mortes, anualmente, no Brasil

Coração feminino Começa no próximo sábado (18/9) o evento Coração de Mulher, campanha de conscientização sobre as doenças cardiovasculares comum às mulheres, cujas complicações são responsáveis por um número seis vezes maior de mortes do que por câncer de mama. O lançamento da campanha -realizada pela Pfizer e Sociedade Brasileira de Cardiologia- será no parque Ibirapuera (no bolsão do MAM), SP, das 9h30 às 16h30, com distribuição de material educativo e mostra de vídeo. A campanha vai até novembro. Mais informações pelo site www.coracaodemulher.com.br.

Para praticar A Publifolha lançou dois novos guias introdutórios na prática da ioga e do "power walking" para quem busca dar seus primeiros passos com segurança. "Para começar a praticar ioga", de Howard Kent e Claire Hayler, e "Para começar a praticar power walking", de Janice Meakin, trazem os princípios básicos e benefícios de cada atividade, além de fotos e informações extras de saúde que ajudam o leitor a alcançar o equilíbrio e entrar em forma. Os livros estão disponíveis em bancas e livrarias e pelo televendas 0800-140090. Preço: R$ 24,90, cada um.

Saúde para idosos A Associação Paulista de Medicina (APM) promove, no próximo dia 25, o Curso de Reciclagem em Reabilitação do Paciente Idoso, coordenado por Marcelo Ares, presidente do Departamento de Medicina Física e Reabilitação. O objetivo do encontro é fazer uma abordagem básica de temas como a osteoporose e a prevenção de quedas. Local: APM, av. Brig. Luís Antônio, 278, SP. Inscrições 0/xx/11/3188-4252.

Falsa segurança Moradores de pequenos municípios sofrem com a poluição assim como as pessoas da cidade grande. Estudo realizado em Pamplona (Espanha) constatou que mesmo os baixos níveis de alguns contaminantes no ar influenciaram na taxa de mortalidade dos cidadãos. Segundo a autora, o objetivo da pesquisa é discutir os níveis ideais de contaminação para as pequenas cidades, já que, em nenhum momento durante o estudo, o índice de poluição ultrapassou os limites estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde.

Ciclo de Palestras Durante todo o mês de setembro, o Day Care, grupo que fornece apoio a portadores de câncer e familiares, vai abordar o tema "Linfomas e leucemias, os tratamentos e efeitos colaterais", em ciclo de palestras gratuitas. Local: al. Franca, 1.423, SP, tel. 0/xx/11/3064-7769.

Deficientes Já começaram as atividades promovidas por algumas entidades sociais para marcar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, em São Paulo, no próximo dia 21. Exclusão, cidadania, direitos civis e superação dos próprios limites são alguns dos temas abordados. Ontem, dia 15, a Associação Desportiva para o Deficiente (ADD) lançou, na estação CPTM do Brás, a exposição fotográfica "Vencedores", com fotos que retratam a superação de esportistas deficientes. No dia 21, às 18h30, o Instituto Brasileiro de Defesa dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (IBDD) promove um concerto regido pelo maestro e pianista João Carlos Martins, no auditório do BNDES, na av. Chile, 100. Já a Secretaria de Estado da Cultura realiza, entre os dias 20 e 24, uma semana cultural com exposição, dança, teatro, performances e poesia, na Oficina Cultural Oswald de Andrade - r. Três Rios, 363, Bom Retiro. Informações sobre a programação no telefone 0/xx/11/222-2662. Todos os eventos tem entrada gratuita.


Texto Anterior: Alecrim
Próximo Texto: S.O.S. família - Rosely Sayão: O que não fazer com os filhos pequenos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.