São Paulo, quinta-feira, 16 de novembro de 2006
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ingrediente

Digestivo, mamão também é rico em vitamina C

RACHEL BOTELHO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Presente na mesa do brasileiro durante o ano todo, o mamão é uma fruta originária da América Central, de onde foi levada pelos conquistadores espanhóis e portugueses para o resto do mundo. Hoje, é cultivada comumente em todas as regiões tropicais.
Seu tamanho, peso, cor e sabor mudam conforme a variedade. A polpa, macia e aromática, pode ser amarelo-clara ou vermelha, passando por diversos tons de laranja. O formato é arredondado ou semelhante ao da pêra, enquanto o tamanho pode ser menor que o de uma maçã ou maior que 25 cm.
Entre os tipos mais conhecidos, o formosa e o papaia são os mais consumidos. O primeiro alcança até três quilos, enquanto o segundo oscila entre 300 gramas e um quilo. Além de serem servidos ao natural, são usados em vitaminas, compotas, saladas e batidos com sorvete de creme. Também entram em refogados e em outras preparações salgadas quando verdes.
Segundo a nutricionista e banqueteira Gislaine Oliveira, todas as partes do mamoeiro, incluindo raízes e folhas, têm aplicações fitoterápicas. "O fruto é muito digestivo devido à papaína, uma enzima que quebra as moléculas de proteína", afirma. Oliveira recomenda consumi-lo após um churrasco ou uma refeição farta em proteínas para facilitar a digestão. "Ele também melhora a prisão de ventre crônica quando ingerido com um pouco da semente, por causa das fibras."
Outros nutrientes encontrados no mamão são o licopeno, um antioxidante que ajuda a combater alguns tipos de câncer, e doses de vitamina C superiores às encontradas em cítricos como o limão e a laranja.
O mamoeiro é uma planta de rápido crescimento que dá frutos logo no primeiro ano. Em algumas variedades, as árvores se dividem em fêmea e macho. Segundo a enciclopédia "The Oxford Companion to Food", nesses casos o macho não dá frutos e é útil somente para a polinização, sendo podado depois que floresce. Outros mamoeiros dão frutas hermafroditas e fêmeas.


Texto Anterior: Pergunte aqui
Próximo Texto: Salada de verdes, mamão e queijo de cabra com vinagrete de limão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.