São Paulo, quinta-feira, 18 de maio de 2006
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Poucas e boas

Diabéticas devem planejar gravidez

Apesar de enfrentarem mais riscos em gestações não planejadas, as mulheres diabéticas recebem de seus médicos menos aconselhamento sobre o planejamento da gravidez do que as não diabéticas. Segundo um estudo da Universidade de Pittsburgh (EUA), publicado na revista "Obstetrics & Gynecology", a discussão sobre contraceptivos ocorre em apenas 4% das consultas médicas dessas mulheres -uma freqüência 58% menor do que a que ocorre com as demais mulheres.
A gestação não planejada é particularmente mais arriscada entre as diabéticas porque, caso elas engravidem sem atingir um ótimo nível de glicose no sangue, a probabilidade de má-formação fetal nos bebês é duas vezes maior. No entanto, se a glicose estiver sob controle, os riscos diminuem muito.
Para fazer o estudo, os pesquisadores analisaram dados de 40.304 consultas médicas de mulheres entre 14 e 44 anos de idade, que ocorreram entre os anos 1997 e 2000.

HIPÓTESE
Segundo os pesquisadores, uma hipótese que pode explicar a falta de aconselhamento dos médicos em relação ao controle de natalidade é que, na ânsia de cuidar de todas as outras recomendações em relação ao diabetes, eles acabam negligenciando a informação sobre gravidez. Os cientistas aconselham que todas as mulheres diabéticas em idade reprodutiva planejem o momento da gestação e peçam ajuda médica para saber os cuidados a tomar

PREVENÇÃO OCULAR
Exames gratuitos de pressão intra-ocular serão realizados hoje no Sesc Interlagos, na av. Manuel Alves Soares, 1.100, zona sul de São Paulo. A atividade marca o início da Semana Nacional de Combate à Cegueira pelo Glaucoma. A programação inclui uma palestra sobre como o problema afeta o olho no Masp (av. Paulista, 1.578, São Paulo), no dia 26, das 13h às 16h, e acaba no dia 27, com a comemoração do Dia da Saúde, no Rotary Club e APCD Pirituba (r. Luiz Elias Atié, 425, São Paulo).

BUDISMO
"Dzogchen - A Essência do Coração da Grande Perfeição" (ed. Gaia, 280 págs., R$ 40) é o mais novo livro de Tenzin Gyatso, o dalai-lama, a chegar ao Brasil. Trata-se de uma compilação de ensinamentos do líder supremo do budismo tibetano a estudantes ocidentais na Europa e nos EUA sobre o Dzogchen, essência da antiga escola Nyingma de Budismo Tibetano -um dos sistemas mais profundos de meditação budista.


Texto Anterior: Comportamento: Consumismo mirim
Próximo Texto: S.O.S. família - Rosely Sayão: Contra o que os jovens podem se rebelar?
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.