São Paulo, quinta-feira, 18 de dezembro de 2008
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INGREDIENTE

Tofu é rico em proteínas e tem poucas calorias

RACHEL BOTELHO
DA REPORTAGEM LOCAL

Se leite de soja não é leite, tofu tampouco é queijo. Mas o apelido se justifica plenamente, tamanha a semelhança com aquele alimento: ele pode ser fabricado e depois utilizado de diversas formas, sua composição lembra a do queijo e sua textura remete à do queijo branco, assim como o sabor delicado e a cor leitosa. Seu processo de fabricação, a partir do extrato de soja, também é similar ao do laticínio.
"O tofu é rico em proteínas -embora tenha cerca de metade da quantia encontrada no queijo branco-, mas possui pouco cálcio em comparação com ele. O bom é que não tem gordura saturada nem colesterol", afirma Miyoko Nakasato, nutricionista do Serviço de Nutrição e Dietética do Incor.
Em termos calóricos, 100 gramas de tofu somam 62 calorias, um valor três vezes menor que o da ricota. "Para pessoas enfermas, cai muito bem, porque não é indigesto e não tem odor muito forte. Isso também é uma vantagem para pessoas com paladar mais delicado."
De acordo com a enciclopédia "The Oxford Companion to Food", esse bloco de leite azedo feito a partir de grãos de soja foi originado na China, mas é chamado internacionalmente por um nome adaptado do japonês. Isso porque, no Japão, assim como na Coréia, é consumido há séculos.
O primeiro registro da existência de tofu no Japão data do século 12, período em que o zen-budismo, com seus princípios vegetarianos, tornou-se popular por lá -o que teria favorecido o uso do tofu, segundo a enciclopédia. Entretanto, foi apenas durante o período Edo (do início do século 17 até meados do 19) que o tofu se tornou parte da dieta da população nipônica e começou a ganhar uma consistência bem mais macia do que a original.
De acordo com o chef Tsuyoshi Murakami, do restaurante Kinoshita, de São Paulo, as principais variedades são o "kinu-tofu, mais suave, com consistência parecida com a de um pudim, que desmancha na boca" e o "momen-tofu", mais consistente. Este último é o mais comum no Japão e tem a superfície marcada pelas ondas do algodão no qual é envolvido para ser prensado. As formas de preparo também são inúmeras -embora no Brasil seja servido principalmente com cebolinha, como entrada. Ele pode ser frito, grelhado, defumado ou assumir a forma de bolinhos recheados. Fermentado, é usado na fabricação de diversos outros produtos.


Texto Anterior: Correio
Próximo Texto: Trouxinha de tofu, cenoura e camarão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.