São Paulo, quinta-feira, 19 de outubro de 2000
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

firme e forte

Novo aparelho estica músculos para dar força e relaxar

SIMONE VALENTE
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Imagine-se sentado em um equipamento de madeira repleto de pesos, peças metálicas e correias de couro prendendo seus braços e suas pernas. Quando está ligado, puxa e estica todo o seu corpo, forçando-o a realizar movimentos circulares que tensionam ou relaxam os músculos. Não, não se trata de uma máquina de tortura, e sim do Sistema Girotônico de Expansão, um método de exercícios que, baseado em um moderno equipamento de ginástica, promete alongar músculos, aliviar dores, relaxar e ajudar o praticante a ganhar tônus muscular. O sistema foi criado pelo bailarino romeno Juliu Horvarth (leia história na pág. 7) para dar flexibilidade e força a praticantes de atividades físicas e esportes como tênis e vôlei. Mesclando elementos de dança, ginástica, ioga, natação e tai-chi, o sistema girotônico começa a ser adotado por quem busca uma alternativa de condicionamento físico.

Autoconhecimento
"O Sistema Gi- rotônico proporciona um grande conhecimento do próprio corpo. Nas sessões, a pessoa vai descobrindo seus limites e a hora certa de fazer esforço ou de relaxar", explica a professora e dançarina Rita Renha, que trouxe o método para o Brasil. Quem está utilizando o aparelho afirma que é eficaz. "Sinto que minha postura está melhor, estou até mais elegante", conta a relações-públicas carioca Linda Brandão, 50. Há dois meses, ela faz uma sessão de girotônico por semana. "Meu desempenho no golfe melhorou, e consigo acompanhar melhor os movimentos da hidroginástica." A dentista Maria Carmem Bueno do Prado, 40, começou a fazer alongamento para livrar-se do incômodo causado por manter-se curvada enquanto atende seus pacientes. A tensão na região cervical provocava dores, e a própria professora de alongamento a aconselhou a experimentar o sistema girotônico. "Desde que a Rita trouxe o método para o Brasil, pratico-o semanalmente para livrar-me das dores e tensões", afirma. Ela garante que o sistema é tão bom que até corrigiu sua respiração: "Fui tomando tanta consciência do meu corpo que respiro melhor e já não sinto dores no final do dia".

Condicionamento e terapia
Renha explica que os movimentos circulares realizados no aparelho preparam o corpo para a prática de esportes e também promovem o condicionamento físico sem exigir atividades complementares. "O girotônico reúne condicionamento físico e terapia corporal. Por ser individualizado, permite trabalhar as regiões do corpo de acordo com as necessidades de cada praticante", afirma. O sistema também é utilizado por pessoas que passaram por problemas físicos e querem se recuperar ou prevenir recaídas e agravamentos. É o caso do coreógrafo João Saldanha, 40, que sofreu lesões nas costas devido ao esforço provocado pela dança e usa o método para cuidar principalmente da coluna. "O equipamento é ideal para alinhar a bacia e fortificar o corpo e me prepara para dançar, pois proporciona harmonia corporal." Segundo Rita Renha, o ideal é iniciar com uma sessão por semana. Depois, o aluno pode ir aumentando a frequência conforme a necessidade. Atualmente o aparelho está disponível apenas na Tex Academia de Dança (RJ). Mas a professora, por enquanto a única representante do sistema no Brasil, já está promovendo workshops para divulgá-lo (leia à esq.) e pretende trazê-lo para São Paulo até o final do ano.



Onde
Tex Academia de Danças (RJ): sessões regulares (r. Gen. Venâncio Flores, 305, Leblon, tel. 0/xx/ 21/294-5460)

Walk Dance By Steps (SP): workshop nos dias 21/10 e 22/10, das 10h às 12h (r. Teodoro Sampaio, 1.035, Pinheiros, tel. 0/xx/ 11/3088-0291)




Texto Anterior: Substância reduz surtos de esclerose
Próximo Texto: Método nasceu sob o sol do Caribe
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.