São Paulo, quinta-feira, 20 de julho de 2000
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERGUNTE AQUI

Lipoaspiração
"É verdade que depois de passar por lipoaspiração é preciso fazer drenagem linfática para não ficar com a pele empolada? E qual a quantidade mínima e máxima de gordura que pode ser retirada na lipo?"
Luciana Mata, 27, São Paulo, SP

O máximo que se deve retirar de gordura na lipoaspiração é o equivalente a 5% do peso corporal do paciente, afirma o cirurgião plástico Farid Hakme. Depois de uma lipoaspiração, os pacientes podem ficar temporariamente com equimose e edema residual. "Para que tenham um bom resultado, o ideal é fazer massagens manuais, como drenagem linfática ou endermologia", sugere. Alguns cirurgiões recomendam também a ultra-sonografia externa. "Todos esses métodos contribuem para uma recuperação mais rápida e um resultado efetivo imediato. O que não significa que quem não fizer nada terá um resultado ruim. O paciente ficará satisfeito, mas depois de um período mais longo", diz Hakme.

Caroço na axila
"Às vezes aparecem caroços internos nas minhas axilas. Será que pode ser alergia ao desodorante (mesmo sendo em creme e sem álcool)? Ou será que estou com um problema mais sério?"
Helga Coelho, Belo Horizonte, MG

Provavelmente você apresenta uma infecção em um tipo de glândula localizada nas axilas, e não alergia a desodorantes, segundo a dermatologista Eliane Sênos. Muitas vezes, essas inflamações são causadas por processos depilatórios com cera ou mesmo com gilete. "Loções, géis ou cremes com antibióticos podem diminuir o problema, que pode ser agudo ou apresentar cronicidade. Procure um dermatologista para confirmar o diagnóstico e tratar adequadamente", sugere Sênos.

Leite contra intoxicação
"As pessoas dizem que quando estamos em ambientes com cheiro forte de tinta devemos tomar muito leite. Certa vez, li que o leite não ajuda em nada e que pode até ser prejudicial por ser um veículo das toxinas da tinta. Afinal, o leite ajuda ou não na desintoxicação?"
Danielle Andrade, 23, Belo Horizonte, MG

Ao serem inaladas, as substâncias tóxicas podem ser absorvidas por meio das mucosas respiratórias e digestivas e, assim, circular pelo organismo. "É o que acontece com solventes como cola de sapateiro", diz Luis Fernando Correia, chefe da Emergência do Hospital Samaritano, no Rio. Também podem irritar as mucosas, provocando crises de broncoespasmo (asma) e até queimaduras químicas. "O leite ingerido pode diminuir a irritação das mucosas digestivas, mas não atua nos pulmões. O melhor é levar a vítima para um local arejado e, em casos mais graves, procurar auxílio médico."


Texto Anterior: Quem diria!
Próximo Texto: Firme e forte: Musculação é santo remédio para osteoporose
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.