São Paulo, quinta-feira, 20 de julho de 2000
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BOQUIABERTO

Vespas suicidas Ao se deliciar com um figo doce, agradeça às minúsculas vespas-do-figo. São elas que, ao botar seus ovos, polinizam as centenas de flores internas que formam um figo e garantem a perpetuação da planta. Esse processo, porém, tem "baixas": os machos desse inseto, sem asas, nascem e morrem dentro do figo. Suas únicas funções são fecundar as fêmeas e ajudá-las a sair para iniciar o ciclo em outros figos.

Teor de sol
Quanto mais ensolarado for o vinhedo, mais forte será o vinho. A afirmação pode parecer estranha, mas funciona. As uvas amadurecem sob a ação dos raios solares e, quanto mais sol recebem, mais doces ficam. Como, na produção do vinho, é a quantidade de açúcar que determina o teor alcoólico, os frutos de regiões ensolaradas normalmente resultam em vinhos mais fortes.

Feijoada sem feijão
Apesar de ser descrita como uma espécie de feijoada, a maniçoba, um dos pratos típicos do Pará, não leva feijão. A semelhança está na mistura de várias carnes, como charque (ou carne-de-sol), toucinho e bucho. No lugar do feijão, porém, entram as folhas de mandioca-brava, também conhecida como maniva, que são venenosas e precisam ser fervidas por vários dias para perder suas propriedades tóxicas.

Pudim do pós-guerra
Embora já fossem utilizadas desde o século 19, principalmente na Europa, as latas de leite condensado só chegaram ao Brasil durante a Segunda Guerra Mundial, servindo como uma alternativa ao racionamento de leite. O produto caiu rapidamente no gosto popular e deu origem a duas receitas hoje comuns na mesa dos brasileiros: o pudim de leite condensado e o brigadeiro.


Texto Anterior: Na mesa: Cuscuz reina de manhã, à tarde e à noite
Próximo Texto: Leve o melhor na compra de supermercado
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.