São Paulo, quinta-feira, 21 de maio de 2009
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para limpar as vias aéreas

Uma boa preparação para os exercícios respiratórios é a limpeza das vias aéreas superiores com uma solução de água e sal, que se assemelha ao soro fisiológico.
Na ioga, é utilizado um recipiente especial, chamado lota (pronuncia-se lôta), um pequeno bule de cerâmica esmaltada e refratária, com capacidade para 500 ml de água -a quantidade indicada para a limpeza de cada uma das narinas. Mas é possível utilizar um bule comum, de porcelana ou vidro. Os de metal são os menos recomendados, mas, se não houver outro, devem ser de material inoxidável.
Anderson Allegro, biólogo e professor da Aruna Yoga, em São Paulo, diz que, embora a lavagem não seja um exercício de respiração em si, ela é importante para a realização das técnicas explicadas ao lado. Serve para eliminar o excesso de muco, desobstruindo as narinas.
Como a inspiração deve ser sempre feita pelo nariz, facilita a absorção de oxigênio. É uma técnica especialmente útil para quem tem rinite ou sinusite, mas é indicada também para quem não sofre do problema.


Texto Anterior: Como respirar melhor
Próximo Texto: Para energizar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.