São Paulo, quinta-feira, 21 de maio de 2009
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para aumentar a capacidade pulmonar

A respiração completa é aquela que permite a maior expansão da caixa torácica (espaço entre as costelas, o esterno e a coluna vertebral, onde ficam os pulmões e o coração). O aumento de volume da cavidade torácica não serve apenas para permitir a maior entrada de ar. Ele também diminui a pressão interna do pulmão, o que facilita a troca gasosa: a passagem do oxigênio dos alvéolos pulmonares para as veias, de onde será conduzido ao coração e a todas as células do corpo, e o retorno do gás carbônico para os pulmões, de onde será expelido.
O músculo responsável pela movimentação das costelas é o diafragma, situado entre elas e o abdômen. Quando se projeta o abdômen para fora, o diafragma se contrai, o que provoca o movimento para fora das costelas e a expansão da caixa torácica. Por isso, a respiração completa também é chamada de respiração abdominal ou diafragmática.
É a respiração do iogue, mas pode e deve ser praticada por qualquer pessoa. É considerado um exercício básico para reeducar a musculatura respiratória e reaprender a respirar de maneira correta.


Texto Anterior: Para energizar
Próximo Texto: Para sinusite
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.