São Paulo, quinta-feira, 21 de maio de 2009
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para sinusite

A sinusite é um aumento das mucosas que revestem a cavidade nasal, causado por infecção viral ou inflamações de origem alérgica ou desencadeada agentes poluentes. A produção de muco aumenta, e a passagem de ar é obstruída.
Embora a técnica respiratória não evite infecção ou inflamação, ela pode aumentar a ventilação das fossas nasais ao estimular a entrada e a saída de um bom volume de ar.
Também evita que o muco se acumule em excesso na cavidade nasal. Embora uma certa quantidade de muco seja necessária -é ele que, com os finos pelos que existem dentro do nariz, retém as partículas poluentes do ar-, em excesso ele dificulta a passagem de ar e cria um meio mais propício ao desenvolvimento de vírus, como os da gripe.
A expiração vigorosa, que expulsa o ar com força das narinas, também contribui para que as partículas de sujeira não fiquem alojadas dentro do nariz por muito tempo e se acumulem ali. Assim, diminui a presença de agentes que podem causar reações alérgicas que inflamam as mucosas.


Texto Anterior: Para aumentar a capacidade pulmonar
Próximo Texto: Para dormir melhor
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.